Viagem Literária traz Milton Hatoum à Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Escritor participa de bate-papo descontraído com estudantes e moradores da cidade no dia 8 de junho, na Biblioteca Municipal

 
No dia 8 de junho, estudantes e moradores de Várzea Paulista voltam a ter contato com o programa Viagem Literária, parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas, recebendo na Biblioteca Municipal ‘Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini’, localizada no Espaço Cidadania, o escritor Milton Hatoum. O evento, realizado às 19h30, consiste em uma bate-papo aberto com os presentes. O encontro faz parte do primeiro módulo do programa ‘Literatura Para Todos, que prevê ainda outras quatro visitas até novembro. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
 
Para o coordenador da biblioteca, José Carlos Malaquias, os encontros são importantes para incentivar o hábito da leitura nos cidadãos varzinos. “É uma das maneiras que temos para difundir a leitura e trazer mais pessoas para a biblioteca”. Este é o segundo ano que Várzea recebe a Viagem Literária e, para Malaquias, os resultados são expressivos. “Temos hoje pessoas conheceram a biblioteca por meio do programa”, conta.
 
A bibliotecária Marli Zoratto dos Santos, que também participa da coordenação do Viagem Literária na cidade, ressalta que os encontros são abertos e os escritores bastante receptivos. “É uma conversa descontraída com as pessoas que leram algo do escritor ou têm interesse em ler. Os presentes podem fazer perguntas relacionadas às obras e à carreira do autor”, explica.
 
Durante o ano passado, Várzea Paulista recebeu visitas dos escritores Zuenir Ventura, Xhico Sá, Rafael Draccon e do poeta Chacal. Para Marli, a adesão da população ao evento foi positiva. “Conseguimos alcançar diferentes públicos, principalmente o infantil. Na edição passada foram mais de 600 participantes”, afirma.
 
 
Sobre o escritor
 
Nascido em Manaus, Milton Hatoum é escritor e colunista quinzenal do jornal O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine. Além disso, Hatoum é diplomado em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e já foi professor universitário de História da Arquitetura.
 
Seu primeiro romance foi publicado em 1989 com o título “Relato de um certo Oriente” e ganhou o Prêmio Jabuti. Outros títulos de sucesso do autor são “Dois Irmãos”, “A Cidade Ilhada” e “Órfãos de Eldorado”. “Todos estão disponíveis na biblioteca de Várzea para quem ainda não conhece o trabalho do escritor”, ressalta José Carlos Malaquias. “O Milton tem uma linguagem acessível e consegue fazer com que o leitor se aproxime do ambiente onde a história acontece”, completa.
 
 
Viagem Literária
 
Lançado em 2008, o ‘Viagem Literária’ é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas participantes, instaladas no interior e no litoral paulista. 
 
O programa visa, por meio de atividades realizadas em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços. As atividades pretendem ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, por meio de bate-papos, oficinas de criação literária e contação de histórias.