Várzea Paulista sedia Simpósio sobre “Modelos de Estado e Avaliação de Desempenho”

Gestão Pública - Destaques

No próximo dia 9 de junho, a Prefeitura de Várzea Paulista realiza simpósio para abordar o tema “Modelos de Estado e Avaliação de Desempenho”. O evento acontece no Hotel Express Inn Orquídea, das 8h30 às 17h, e tem por objetivo identificar os modelos adotados para a avaliação de desempenho na gestão pública local, debatendo ferramentas e métodos para a avaliação de servidores e equipes.

O público alvo do evento é composto por Escolas de Governo Municipais de São Paulo, representantes de Gestão de Pessoal dos municípios paulistas e secretários de Administração, Recursos Humanos, ou que estejam à frente da gestão de pessoal no município. No encontro os participantes podem, por meio do debate, promover a troca de experiências e identificar as melhores ferramentas para sua realidade.

Para o secretário de Gestão Pública e responsável por apresentar o modelo de avaliação de Várzea Paulista durante o simpósio, Carlos Maldonado, o evento é importante para que os municípios possam trocar experiências e conhecimentos. “Cada modelo tem suas peculiaridades e esse encontro serve para fazer essa troca de experiências entre os modelos adotados”. Ele destaca que, “em Várzea Paulista a avaliação é institucional e não individual”, além de pontuar outras vantagens do modelo utilizado no município, como o fato de ele não ser punitivo, além de conceder progressões para notas acima da média e funcionar como fomento à cultura de planejamento e inserir usuários dos serviços públicos no processo.

O simpósio

Pela manhã, os modelos de avaliações de desempenho serão apresentados e as informações técnicas, dificuldades, e resultados obtidos compartilhados. Acadêmicos e profissionais ligados à gestão pública que possam orientar e contribuir com a discussão prática e teórica também terão a oportunidade de interagir no processo de busca pelas melhores soluções.

No período da tarde, os participantes se reunirão em mesas-redondas para troca de experiências sobre a avaliação de desempenho e suas relações com outros instrumentos de gestão de pessoal. O resultado será exibido por um painel de relatos apresentados. A seguir, novos grupos são formados e outra rodada de perguntas ocorre, para garantir a dinâmica e maximização de todos os conhecimentos e habilidades adquiridas.

Até o momento 31 cidades se inscreveram para participar do simpósio entre elas estão Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Santos e São Paulo. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até a terça-feira (7) no link http://gove.varzeapaulista.sp.gov.br/?pag=302&opt=2&id_curso=9&tip=2.

8h30 – Recepção

9h00 – Abertura

9h15 – Apresentação do tema “Modelos de Estado e Avaliação de Desempenho”

10h00 – Apresentação experiência de avaliação (município Sorocaba)