Palmeiras realiza peneirão para categoria sub 15

Esporte e Lazer - Destaques
Na última segunda (30), o Projeto Futebol Brasil concedeu novas oportunidades aos atletas de Várzea Paulista que almejam ser inseridos no mercado de trabalho do futebol profissional. Depois do sucesso da primeira avaliação, realizada no dia 3 de maio, com 138 inscritos, também em parceria com o Clube Sociedade Esportiva Palmeiras, novo peneirão promovido pelo Verdão abriu possibilidades  para os jovens jogadores da categoria sub 15, nascidos entre os anos de 1996 e 1997.

Os potenciais atletas foram observados pelo coordenador de avaliação do Palmeiras, o “olheiro” Edvaldo Souza Marques, conhecido como “Palhinha”. Com vasta experiência, Palhinha desenvolveu trabalhos como técnico da equipe sub 15 do Paulista, coordenador da categoria sub 20, também do time de Jundiaí, e, há cerca de um ano, é o responsável pela coordenação de avaliação geral do Palmeiras, escolhendo os talentos de 12 a 19 anos que integrarão os times de base.

Desta vez, Palhinha utilizou uma nova estratégia para a seleção dos jogares. “Decidi que iríamos fazer algo diferente. Estamos escolhendo mais jogadores do que da outra vez que estivemos aqui para avaliar o sub 17. A ideia é fazer um amistoso com o Palmeiras em São Paulo”. Os jogos acontecerão no CET do clube em Guarulhos.

Dos 150 garotos inscritos para este peneirão, 32 foram selecionados para participar de amistoso com o Palmeiras em data ainda não definida. Edvaldo explica o critério. “Dos nascidos entre 1996, escolheremos 16 jogadores que mais se destacarem, da mesma forma com os nascidos em 97, que serão selecionados mais 16. Como a ideia ocorreu agora, ainda vamos marcar uma data para este jogo”.

Edvaldo conta que os meninos vêm participar na expectativa de ocuparem posições como meio de campo e atacantes. “Os clubes têm carência de encontrarem jogadores para ocuparem as outras posições, principalmente laterais, e é interessante pra nós verificarmos os que se destacam nesse sentido”.

O professor de educação física Valter Lopes, participante do Projeto Futebol Brasil compartilha da mesma opinião de Palhinha. “Normalmente os garotos escolhem jogar em posições que são valorizadas pela mídia que são meio de campo e atacantes, são os que também recebem melhores salários”.

Incentivo

A família é grande incentivadora dos meninos que jogam futebol na cidade. João Batista Sartorelli é prova disso. Avô de Mateus Gavioli Sartorelli de 14 anos, apoia o garoto em seu sonho de ser jogador de futebol, tanto que o trouxe para participar do projeto no final de março. “Incentivo ele a jogar. Gostaria que fosse jogador de futebol. Mas sempre falo que sem responsabilidade, vontade e persistência, ele não vai chegar a lugar nenhum”, ressalta.

Outro entusiasta com a ideia de ter um grande craque do esporte na família é o empresário Ariovaldo Castelanelli que apóia o filho Vinicius de 14 anos. “Eu largo o trabalho para vir acompanhar meu filho. Ele gosta, sabe jogar. Confio no talento dele.”

Vinicius Rissi Castelanelli  faz parte do projeto desde a implantação na cidade, joga como lateral direito, treina três vezes por semana e  têm planos para o futuro. “É um sonho jogar no Palmeiras. Nas aulas, o professor cobra e motiva sempre quando ele vê que preciso de mais determinação”, expõe.

Esse peneirão motivou meninos fora da cidade. É o caso do garoto Bruno Aparecido Genuário Rodrigues, 14 anos, morador de Francisco Morato. Ele é também sinônimo de perseverança. “Jogo desde os 8 anos. Já fiz escolinha e participei de outros três peneirões, um do Paulista, outro da Ponte Preta e um terceiro pela Portuguesa”, revela.

Bruno é Corinthiano, mas, provou que sua paixão pela arte do futebol é maior do que a que nutre pelo time. “Sonho ser jogador de futebol. Torço para o Corinthians, mas não tenho preconceito com os outros clubes”, explica o menino que também é sempre acompanhado pela mãe.

Peneirão do Deportivo Del RCD Espanyol

Um “peneirão” internacional promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que desenvolve Projeto Futebol Brasil, será realizado em Várzea Paulista, no dia 14 de junho, em parceria com o Deportivo Del RCD Espanyol de Barcelona As possibilidades para ingressar no mercado de trabalho profissional  estão destinadas aos atletas do sub-17, nascidos entre os anos de 1992 e 1993. As inscrições estão abertas e vão até o dia 3 de junho.

Os interessados na oportunidade de brilhar em gramado estrangeiro terão como postos de inscrição preferencialmente o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mas poderão também recorrer à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico; ao Ginásio Ayrton Senna e também entrando em contato com o professor de Educação Física, Valter Lopes, participante do projeto, pelo e-mail valterlopesfut@hotmail.com. Na manhã do dia 7 de junho, haverá um jogo para pré-seleção.