Várzea Paulista aborda o tema ‘Saneamento Ambiental’ no Mês do Meio Ambiente

Meio Ambiente - Destaques

Quinta edição do evento  prevê palestras em escolas e empresas da cidade, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre o assunto

A Prefeitura de Várzea Paulista dará início ao 5º Mês do Meio Ambiente, no dia 1º de junho, lançando mais um período de grandes reflexões sobre o tema.  O evento que transcorre durante todo o mês abordará a questão do Saneamento Ambiental. Na abertura, haverá uma exposição de fotos sobre como o assunto é conduzido na cidade, que ficará em cartaz até dia 15 de junho, no Espaço Cidadania.

Segundo o secretário interino de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Marcelo Firmino, a mostra é uma oportunidade para que os cidadãos conheçam os serviços de saneamento ambiental oferecidos. “Haverá possibilidade de visualizar retratos de situações anteriores e atuais e observar o desenvolvimento realizado nesta área. A cidade tem saneamento ambiental e 100% do nosso município dispõe do serviço de coleta de lixo”, enfatiza.

Por meio de uma programação bem diversificada, o Mês do Meio Ambiente tem como um de seus principais objetivos promover a educação ambiental no município, com o intuito de tornar seus temas e reflexões permanentes. Para tanto, palestras serão promovidas ao longo do mês nas escolas e empresas que solicitarem a abordagem do assunto no ambiente corporativo.

Na empresa Continental, por exemplo, esse trabalho foi antecipado. “No dia 6 de amio, em evento interno da empresa, os representantes nos chamaram para palestrar sobre o plantio de sementes e mudas de várias espécies. As empresas que solicitarem nossos serviços serão atendidas”, esclarece Firmino.

No dia 4, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, que é celebrado no dia 5, haverá distribuição de orquídeas na região central da cidade. Uma palestra sobre o novo Código Ambiental e as cidades será realizada no dia 18 com o objetivo de refletir sobre um novo modo de conduzir a questão ambiental em Várzea Paulista. “O intuito é levar ao conhecimento do código, que está em processo de mudança. Nossa cidade se desenvolveu numa área de várzea e isso nos traz algumas implicações. Temos áreas de preservação permanente e isso leva a conseqüências em que se faz necessária uma requalificação e um estudo para um novo modelo de cidade”, explica o secretário.

Para encerrar o calendário de eventos, no dia 25 haverá uma caminhada ecológica, com trajeto de aproximadamente seis quilômetros, que partirá do Clube de Campo da Cica às 8h e seguirá até o Orquidário Biorchids, local onde será oferecido um café da manhã aos participantes.

Questão ampla

O secretário interino de Obras, Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Firmino lembra que o tema do saneamento ambiental é amplo e abrange projetos como o programa ‘Várzea Limpa’ e espaços como o aterro de inertes, Parque Ecológico Chico Mendes, Parque das Orquídeas. Além disso, o tema se estende também ao projeto de macrodrenagem dos córregos e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto. “A cidade tem saneamento ambiental e vai ter em breve tratamento da rede de esgoto, que são passos importantíssimos para a qualidade de vida dos cidadãos”, salienta.

O programa ‘Várzea Limpa’, realizado pela Prefeitura desde 2005, consiste em um grande mutirão de limpeza e de serviços de manutenção. As ações desenvolvidas garantem a prevenção contra enchentes e dengue. Marcelo chama atenção ainda para o problema da doença que alarma a população brasileira como um todo. “Na exposição, no Espaço Cidadania, haverá um painel da Secretaria de Saúde que faz o controle da dengue, uma das maiores epidemias do país, e este é um assunto ao qual devemos sempre estar atentos”, avalia.

Além do papel preventivo contra a dengue, existe uma preocupação com o destino dos materiais recolhidos pelo programa. “Os provenientes da construção civil, por exemplo, são encaminhados para o aterro de inertes”, explica Firmino.

O secretário ressalta ainda a importância do Parque Ecológico Chico Mendes, maior área ecológica da cidade, formada por mata nativa e que proporciona, além de contato com a natureza, espaço para a prática de esportes.

Além disso, Marcelo relembra ainda que o antigo aterro sanitário encerrou suas atividades em 2006 e foi transformado no Parque das Orquídeas. Mesmo com o fim das atividades, o serviço de manutenção continua funcionando normalmente. O Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (Cias) tem a responsabilidade técnica de realizar o monitoramento periódico de gases, do chorume, do lençol freático, da estabilidade física do local, da água subterrânea e da implantação de canaletas.

Outra iniciativa que faz parte de projetos de saneamento ambiental na cidade é a drenagem e estruturação do córrego Bertioga. A realização prevê implantação de um reservatório para amortecimento de cheia. O Governo Federal repassará cerca de R$ 10 milhões para a obra, que conta também com um parque linear ao longo do córrego.