Eduardo assina termo de acordo de reajuste para o funcionalismo público

Finanças - Destaques

Na última terça-feira (24), o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, assinou um termo, juntamente com representantes do funcionalismo público, que define o acordo de reajuste salarial para 2011 de 6,53%,  correspondente à reposição da inflação. Esse valor será repassado em duas parcelas: a primeira de 4,44% em junho, retroativa a maio; e a segunda, de 2%, em outubro.

Além dessa definição, o termo ainda garante a possibilidade de reposição das horas não trabalhadas e inclui no orçamento de 2012 a previsão do reajuste no valor da inflação do próximo período, o que garante a manutenção do poder de compra dos servidores até 2013, ou seja, até o fim do atual governo.

Com o acordo, o menor vencimento na administração passa a ser de R$ 789,53 em outubro. Mesmo com o orçamento per capita mais baixo da região, Várzea Paulista concedeu o maior reajuste acumulado entre 2005 e 2011, que foi de 53,31%, e também se destaca pelas políticas públicas que vem sendo implantadas no sentido de valorizar os servidores e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, sendo elas a criação do Plano de Carreira e Estatuto dos Servidores, data-base, ampliação da licença maternidade para seis meses, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, entre tantas outras.

De acordo com o prefeito Eduardo Pereira, o diálogo entre ambas as partes foi fundamental para o acordo. “Se do lado dos trabalhadores a manutenção do poder de compra dos salários foi um dos principais fatores que motivaram o movimento, do lado do governo o reconhecimento da dignidade dessa categoria, que contribui para o desenvolvimento da nossa cidade, se consolidando como um exemplo para toda a nossa região, permitiu chegarmos a um consenso”, considera o prefeito varzino.