Juventude varzina adere ao OP Jovem

Esporte e Lazer - Destaques

A sétima reunião que encerra a primeira fase do OP Jovem de Várzea Paulista acontece no próximo sábado (21). Além da discussão das demandas, os jovens fazem apresentações de música e dança

Como e porque participar do Orçamento Participativo Jovem? Essa pergunta muitos jovens se fizeram quando convidados a participar do OP Jovem de Várzea Paulista. A necessária reflexão está acontecendo de forma natural e as respostas estão se positivando com a forte adesão dos jovens varzinos a cada encontro. Além de se reunirem para pensar e debater o futuro da cidade, a manifestação artística e cultural está ganhando espaço e, naturalmente, formando um jeito novo de interagir e participar nas decisões do governo local.

A primeira fase de encontros se encerra neste sábado (21), às 10 horas, na escola Armando Dias, Avenida Pacaembu, 2440, Jardim Paulista. Com esta sétima reunião, o OP Jovem fecha o ciclo de debates para levantar as demandas de curto, médio e longo prazo para cada região da cidade. Estas ações também estão inseridas no projeto ‘Várzea 2022’, que visa pensar e planejar o município para os próximos 11 anos. Para esta reunião, após os debates, os jovens programaram as apresentações da ‘Banda Violenta’ (grupo de rock formado por alunos da Escola Estadual Natanael Silva), da região central e de um grupo de dança composto por jovens da região norte.

Caravana abre segunda fase

A segunda fase do OP Jovem inicia com a Caravana da Juventude no dia 15 de junho (quarta-feira), quando os participantes circularão de ônibus por todas as regiões da cidade, tendo a oportunidade de conhecerem as realidades, demandas e serviços disponíveis em cada ponto de Várzea Paulista. É a troca de conhecimentos: além dos agentes públicos, os jovens de uma região podem apresentar as particularidades de seus bairros para os outros. Conhecerão também todos os espaços e ferramentas que o governo oferece para as crianças e adolescentes. A caravana circulará das 14 às 17h30, havendo encontro em pontos estratégicos.

Entre os dias 20 e 22 de junho (de segunda a quarta-feira), serão realizados os ‘Fóruns Regionais das Comissões Populares Jovens’. Neste momento os representantes eleitos em cada região se encontram para detalhar e debater as demandas levantadas na primeira fase e, também, para estabelecer o calendário dos próximos encontros até o final do ano.

Ainda em junho, no dia 29 (quarta-feira), haverá o ‘Fórum Centralizado das Comissões’. Neste dia os membros das Comissões Populares Jovens se reúnem com os técnicos da Prefeitura para, juntos, debaterem os estudos de viabilidade das demandas apresentadas para cada região.

Mais informações sobre as ações do OP Jovem você obtém nos CRAS ou pelo telefone do Orçamento Participativo: (11) 4606.0548.