Prefeitura realiza duas grandes inaugurações nesta semana

Gestão Pública - Destaques

Reforma e ampliação da UBS do Jardim Paulista e nova Avenida Pacaembu serão entregues na sexta-feira (20) e sábado (21), respectivamente

Nesta semana a Prefeitura de Várzea Paulista realiza duas grandes inaugurações na cidade. A primeira delas é a da reforma e ampliação da UBS do Jardim Paulista, que acontece na sexta-feira, às 9h. Já no sábado é a vez da inauguração da nova Avenida Pacaembu, na Vila Real. A solenidade está marcada para as 10h, em frente à EMEF Profª Juvelita Pereira da Silva e contará também com show de Adriano do Forró.

Para o Prefeito Eduardo, as obras estão mudando o modo de vida dos varzinos e dando um novo visual ao município. “Aos poucos estamos preparando a cidade para uma vida melhor, a vida que precisamos e queremos proporcionar aos moradores”, conta.

Com investimento de R$ 114 milhões, o prédio da UBS do Jardim Paulista foi ampliado e ganhou novas instalações. No local, a população poderá contar com consultório odontológico e ginecológico, espaço multiuso e dois novos banheiros. A unidade também foi contemplada com nova pintura e vai oferecer mais conforto e comodidade durante os atendimentos.

O prefeito Eduardo ressalta que os investimentos na área da saúde têm sempre como objetivo “melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população”, conta.

Para o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, a reforma teve o objetivo de melhorar a ambiência no local. “Agora ofereceremos melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto no atendimento aos usuários”, avalia.

Vila Real

A atual administração tem trabalhado intensamente para melhorar as condições das principais vias da cidade. Depois de entregar a nova Duque de Caxias, duplicada e modernizada, a Prefeitura inaugura a Avenida Pacaembu. “A avenida é o centro da Vila Real, o símbolo de uma obra muito mais ampla que estamos realizando no bairro”, conta o prefeito Eduardo.

A via foi remodelada, com sistema de drenagem e nova sinalização, garantindo mais segurança aos condutores. O comércio local também foi beneficiado. “Antes a carne e as roupas já vinham cheias de pó. Agora a realidade é outra”, afirma a moradora Cleuci Francisco, que aprovou as obras no local.

Para o supervisor departamental de Obras Públicas, Luiz Carlos Arellano Jr., a nova Avenida vai melhorar o fluxo de trânsito nos arredores. “Antes a via era estreita e o asfalto estava em condições precárias. Agora a alargamos e ela passa a ter dez metros. Dessa forma, o fluxo de veículos irá fluir melhor. As guias e sarjetas também foram refeitas e a base do asfalto tem agora 50 cm de espessura”, conta.

Além da avenida, a Prefeitura destinou mais de R$ 29 milhões, recursos provenientes do FINHIS (Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social), do Governo Federal, para o processo de urbanização da Vila Real. As obras, divididas em duas fases. A primeira consiste na pavimentação e drenagem de 21 ruas e construção de duas praças e 56 casas sobrepostas no bairro Cidade Nova II. Já para a segunda fase estão previstas as mesmas obras em 27 ruas, concluindo os serviços de pavimentação na área.

Antes do início do processo de urbanização, a Prefeitura já havia inaugurado no bairro uma Unidade de Saúde da Família e a EMEF Profª Juvelita Pereira da Silva. “A Vila Real antes não era bairro. Agora virou uma cidade e está mais valorizada”, conta o morador João Gonzaga.

Mais inaugurações

Ainda neste mês, a Prefeitura de Várzea Paulista realiza outras duas grandes inaugurações. A entrega do CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Cecília Meireles, no Jardim América III, acontece no dia 27 de maio, às 15h, na Rua Iguatemi, 434. As crianças estão convidadas para atividades recreativas, com brinquedos infláveis e cama elástica. Haverá também pipoca e algodão doce.

Nesta nova unidade, que conta com seis salas de aula, sala de vídeo, biblioteca e playground, foram investidos mais de R$900 mil. Com isso, Várzea Paulista já soma 31 escolas municipais.

No dia seguinte, sábado (28), às 9h, a Prefeitura inaugura a nova UBS do Jardim Promeca, localizada ao lado da EMEI Paulo Freire. Esta será a maior da cidade com seis consultórios, sendo um de odontologia, um de pediatria e um ginecológico. O investimento na unidade foi de R$ 351 mil.

Ambas as unidades estão com as obras em ritmo acelerado e na fase de acabamentos.