Clube de Barcelona promove “peneirão” em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Além da seleção que será promovida pelo time internacional, haverá uma nova oportunidade oferecida pelo Palmeiras

Um “peneirão” internacional promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que desenvolve Projeto Futebol Brasil, será realizado em Várzea Paulista, no dia 14 de junho, em parceria com o Deportivo Del RCD Espanyol de Barcelona As possibilidades para ingressar no mercado de trabalho profissional  estão destinadas aos atletas do sub-17, nascidos entre os anos de 1992 e 1993. As inscrições estão abertas e vão até o dia 3 de junho.

Os interessados na oportunidade de brilhar em gramado estrangeiro terão como postos de inscrição preferencialmente o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mas poderão também recorrer à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico; ao Ginásio Ayrton Senna e também entrando em contato com o professor de Educação Física, Valter Lopes, participante do projeto, pelo e-mail valterlopesfut@hotmail.com.

Na manhã do dia 7 de junho, haverá um jogo para pré-seleção. Existe possibilidade ainda de que uma partida seja realizada no dia 9. O professor Valter Lopes explica como será a avaliação. ‘Temos intenção de que quatro equipes, no máximo, sejam avaliadas no dia 14. Por isso, haverá essa pré-seleção no dia 7. Se for preciso faremos nova seleção no dia 9. Assim, para o dia da avaliação do Espanyol, restarão aqueles que melhor desempenho apresentarem”, conclui.

Já os garotos que almejam uma vaga no futebol nacional, poderão aproveitar a oportunidade oferecida pelo Clube Sociedade Esportiva Palmeiras, que realizará um novo ‘peineirão’ na cidade. Desta vez a oportunidade será para os jogadores da categoria sub-15, nascidos entre os anos de 1996, 1997 e 1998.

No ato de inscrição, os candidatos deverão apresentar documento de identidade e também de seus responsáveis. Os garotos que têm interesse devem ficar atentos, porque o prazo para se inscreverem vai até o dia 27 de maio. As inscrições poderão ser realizadas nos mesmos locais do peineirão internacional.

Depois do sucesso da primeira avaliação, realizada no dia 3 de maio, com 138 inscritos, também em parceria com o Verdão, o projeto Futebol Brasil concede novas oportunidades para que os jovens jogadores ingressem no mercado de trabalho.

Os potenciais atletas serão observados pelo coordenador de avaliação do Palmeiras, o “olheiro” Edvaldo Souza Marques, conhecido como “Palhinha”. Com vasta experiência, começou sua carreira como atleta no Paulista Futebol Clube de Jundiaí, em 1978. De lá para cá, o jogador não teve parada. Passou por clubes como o Atlético Goianense, Goiás, Novo Horizontino, Moto Clube Maranhão, Ituano e São Paulo.

Depois, Palhinha desenvolveu trabalhos como: técnico da equipe sub 15 do Paulista, coordenador da categoria sub 20, também do time de Jundiaí, e, há cerca de um ano, é o responsável pela coordenação de avaliação geral do Palmeiras, escolhendo os talentos de 12 a 19 anos que integrarão os times de base.

Os jogos que avaliarão os varzinos neste processo de “caça-talentos” acontecerão no dia 30 de junho, a partir das 8h30, no Campo da Prefeitura. Haverá uma pausa para o almoço e depois outras disputas prometem tomar conta do gramado na busca pelos melhores em campo.