Prefeitura inicia plenárias preparatórias para 4ª Conferência Municipal de Saúde

Saúde - Cotidiano

Encontros  têm como objetivo debater o Sistema Único de Saúde (SUS) e propor mudanças para que o serviço continue evoluindo no município

Várzea Paulista se prepara para a 4ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece nos dias 1 e 2 de julho, na Unianchieta. Neste ano será discutido o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Políticas Públicas, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Para isso, estão sendo realizadas rodas de debates em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para que servidores públicos e comunidade possam propor mudanças para que o Sistema Único de Saúde (SUS) continue evoluindo na cidade.

O ciclo de discussões proposto pela Conferência Municipal de Saúde e também por outras áreas faz parte do Plano Várzea 2022, que consiste em um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ele norteará as políticas públicas do município para os próximos 11 anos e está em sintonia com o Plano Brasil 2022, do Governo Federal.

De acordo com o secretário de Saúde, Luis Fernando Nogueira Tofani,  essas plenárias têm como objetivo trazer a população para o debate sobre o papel do SUS na política pública nacional. “O SUS é para todos e agora temos esse desafio de incorporar a população nessas plenárias, pois só é possível promover saúde com participação popular”, enfatiza.

Em uma segunda fase serão realizadas reuniões regionais e eleitos os delegados para a conferência, que irá também deliberar propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional.

Além da participação da população, a presença de profissionais da área da saúde também é importante nestas plenárias. Para a coordenadora da conferência, Stella Mares Pinheiro, “planejar a saúde com os servidores é uma forma de democratizar a gestão incluindo estes profissionais que apontam suas principais necessidades”.

A primeira plenária foi realizada na última terça-feira (3) no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Cerca de 70 pessoas entre servidores e comunidade participaram do encontro. “Por ser o primeiro [encontro] o número de participantes foi alto”, avalia Stella.

Confira os locais e horários das próximas plenárias:
Especialidades: 17/05 às 14h30
UBS São José: 18/05 às 14h