Prefeitura realiza ações conjuntas de combate à dengue

Saúde - Cotidiano

Medidas já trazem resultados positivos e transmissões se estabilizam na Cidade Nova II

A Prefeitura de Várzea Paulista está intensificando o combate à dengue no município com ações de conscientização e manutenção em diversos pontos da cidade. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito transmissor, principalmente no bairro Cidade Nova II, onde estão os maiores números de casos confirmados. Depois da ação de nebulização promovida no local, não houve registro de novos casos.

Para o coordenador técnico de Zoonoses, Ricardo Diório Telli, essas ações já estão trazendo resultados positivos. “Entre os dias 11 e 22 do mês passado nós fizemos a nebulização no Cidade Nova II e, desde então, não temos mais nenhum caso novo no local. Os registros mais recentes são de pessoas que aguardavam a confirmação do exame, mas as transmissões se deram antes da nebulização”, conta.

Além desta ação, uma equipe de agentes de saneamento da Prefeitura realiza trabalho de conscientização junto às famílias varzinas. “Eles passam em todas as regiões do município, uma vez por mês, e orientam a população sobre como se portar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue”.

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura esteve recentemente no Cidade Nova II e realizou limpeza de locais públicos. “Muitas pessoas jogam entulhos nesses locais e isso contribui para a disseminação dos mosquitos”, explica o secretário da pasta, Augusto Crisionor Rodrigues. Os agentes da Prefeitura também notificaram os proprietários de terrenos particulares com mato alto para que colaborem com o trabalho de prevenção realizado no bairro. “Teremos também um fiscal nestes pontos e iremos trabalhar para garantir que os entulhos não sejam mais descartados nestes locais”.

Orientações Gerais

A população tem papel fundamental no controle da dengue no município. “Se cada um fizer a sua parte junto com a Prefeitura eliminaremos todos os criadouros na cidade”, conta Telli. Para ele, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância de evitar o acumulo de água em recipientes, como vasos, pneus e vasilhas de água de animais de estimação. “Apesar das orientações serem repetitivas, os moradores não podem se esquecer e cair na zona de conforto. Temos que nos preocupar com a dengue durante todo o ano”, alerta.

Quem encontrar um mosquito que julgue ser o transmissor da dengue ou precisar de mais informações pode entrar em contato com a UBS mais próxima. “Nas Unidades Básicas de Saúde temos os agentes de saneamento que poderão orientar os moradores”, conta.