Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital estende cursos para adultos

Desenvolvimento Social - Destaques

Aulas de informática básica serão oferecidas para uma nova faixa etária e terão início no dia 9 de maio

Desde abril de 2010, a Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com a Petrobrás, desenvolve o projeto Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital, para formar jovens varzinos nos cursos de informática básica e audiovisual. Devido à grande procura dos adultos pelos cursos, a Prefeitura abriu inscrições para pessoas com mais de 35 anos de idade. Na última quarta-feira (4) os inscritos foram convocados para uma reunião de apresentação no CRAS Central (Centro de Referência da Assistência Social).
As aulas começarão na próxima segunda-feira (9), nos horários das 8h às 10h; das 10h às 12h; das 13h às 15h  ou das 15h às 17h, no CRAS Central (Rua Pedro Poloni, 36. Centro). O curso tem duração de 32 horas e os alunos aprenderão o manuseio básico dos programas: Word; Excel; Power Point e navegarão pela Internet. As aulas serão ministradas pela professora Patrícia de Cássia Finardi, que considera importante a iniciativa da Prefeitura de incentivar pessoas até mesmo ao entretenimento via computador. “A procura pelos cursos é grande, há pessoas que não sabem nem ligar e desligar o computador, mas têm boa vontade em aprender”, afirma Patrícia.
Edna Pessato cursa o 5º semestre em História e conta que não tem afinidade com o próprio computador e não o manuseia, porém acha essencial aprender, para manter-se atualizada em assuntos referentes ao seu curso e até mesmo temas corriqueiros. “Essa oportunidade de fazer curso de informática de graça é maravilhosa. Vou aproveitar bastante, já que o computador se tornou um item de extrema importância na nossa sociedade”, diz Edna.
A dona de casa Nicea Aparecida Pinto Souza procurou pelo curso para acompanhar as atividades do neto na escola e incentivá-lo a buscar qualificação profissional. Ela conta que  é importante que as crianças tenham um exemplo para buscar suas metas. “Eu já sou avó e se meu neto ver que eu procuro me qualificar, ele também vai procurar. Estou muito feliz em poder fazer esse curso e acabando ele farei mais quantos puder”, prevê Nicea com entusiasmo.