Eduardo participa de seminário promovido pela Fundação Telefônica

Governo e Administração - Destaques

Pioneira no Brasil na implantação de redes de atenção às crianças e adolescentes, a cidade de Várzea Paulista será representada amanhã, dia 5 de maio, pelo Prefeito Eduardo Pereira, em um seminário sobre o tema, promovido pela Fundação Telefônica, que é parceira da Prefeitura na viabilização do projeto ‘Entrando na Rede’.

Durante o encontro, realizado em São Paulo, será lançada a publicação “Conhecer para Transformar” – um guia de orientação para que os Conselhos Municipais dos Direitos façam diagnósticos da situação de suas crianças e adolescentes e planejem propostas de ação de acordo com suas necessidades.  A secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, também representará o município no evento.

Na ocasião, o prefeito Eduardo estará na mesa redonda ‘Participação e Parcerias Intersetoriais no SGDCA (Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes), com o desembargador Antonio Carlos Malheiros; o coordenador da Unicef nos Estados da Bahia e Segipe, Ruy Pavan; e a  mediadora Andrea Moreira, que é gerente de Responsabilidade Social do Santander e representante do movimento juntos pelo ECA.

‘Entrando na Rede’

O projeto está em desenvolvimento desde 2005 e fez com que as entidades da cidade ligadas à proteção dos direitos da criança e do adolescente iniciem a implantação de um software – o REDECA – desenvolvido pela supervisão departamental de Informática e Gestão de Redes do município em parceria com outras sete cidades.

Apenas seis cidades brasileiras fazem parte do projeto e Várzea está entre as contempladas, sendo a mais adiantada na implantação do sistema, com 35% dos pontos instalados.

Ao todo, são mais de 70 instituições da cidade, como escolas, APAE, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Casa Transitória, Centros de Referência da Assistência Social, entre outros.
As entidades interligadas formam uma grande rede de informações que facilitam o cruzamento de dados.