Várzea inicia etapa preparatória para 2ª Conferência Municipal de Educação

Educação - Destaques

Evento contou com palestra de especialista envolvido na sistematização do Plano Nacional de Educação

No último sábado (30), Várzea Paulista deu o primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Educação Participativo, em evento realizado na Câmara Municipal. O encontro marcou o início da etapa preparatória para a 2ª Conferência Municipal de Educação, que acontece em 27 e 28 de outubro. Estiveram presentes o prefeito, Eduardo Pereira, a educadora e primeira-dama, Dulce Pereira, o vice-prefeito, Luiz Antônio Raniero, o secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, e o professor  Genuíno Bordignon.
 
Na ocasião, Bordignon, que também é mestre em Planejamento e Sistemas Educacionais e consultor em Política Educacional, palestrou sobre a proposta do sistema articulado de Educação, presente no Plano Nacional de Educação, que se encontra no congresso. Ele foi responsável pela sistematização da Conferência Nacional de Educação (Conae), que aconteceu no ano passado, ajudando a interpretar as grandes demandas da área a nível nacional para o decênio 2011-2020.
  
Para Bordignon, não há como fazer um Plano Municipal de Educação se não houver um foco. “Este foco deve ser o educando enquanto indivíduo e enquanto ser em um coletivo”. Segundo o professor, é preciso esquecer corporativismos e questões setoriais para que o plano se torne uma eficiente ferramenta de gestão. “Tem de ser uma espécie de guia para orientar os governos, quaisquer sejam eles, do que fazer na educação”, considera.
 
Já para o prefeito Eduardo, a participação dos cidadãos é importante na definição das diretrizes educacionais. “Os moradores da cidade podem trazer ideias e contribuições para melhorar nossa rede de ensino”, incentiva.
 
A presença dos professores e gestores também é fundamental, garante o secretário da pasta, Luciano. “Precisamos olhar a educação na perspectiva de quem planeja, trabalha e a recebe”.
 
Outros encontros serão realizados para melhor discutir o plano. “A educação não pode ser pensada em um único evento. Precisamos debater mais vezes para que tenha consistência”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Educação, Cilene Maria da Silva.
  
Para o vice-prefeito, Lula Raniero, este é o momento de Várzea pensar a educação a médio e longo prazo. “Temos que debater pensando no futuro, pois estas diretrizes são para o próximo decênio”. Um documento-base, a ser lançado em junho, contendo um diagnóstico da situação educacional do município, guiará os próximos debates.