Prefeitura cumpre mais dois pontos do Acordo Coletivo

Trânsito - Destaques

Agentes de Trânsito ganham ‘adicional de risco à vida’ e motoristas de ambulância capacitados em curso da Escola de Governo recebem progressão funcional

O acordo coletivo entre a Prefeitura e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Várzea Paulista, assinado em junho de 2010, teve mais dois pontos da pauta de reivindicações atendidos recentemente: o item 10, que tratava da concessão do adicional de periculosidade aos agentes de trânsito; e o item 23, que previa o curso de capacitação e a progressão funcional para condutores de ambulância.

O prefeito Eduardo Pereira se reuniu com as duas categorias para anunciar os benefícios e parabenizá-las pelas conquistas. “Quando assumimos a Prefeitura tínhamos mil funcionários concursados e hoje são cerca de dois mil. Dobramos a capacidade de atendimento público na cidade. Os benefícios fazem parte da política de valorização e qualificação do servidor. É gratificante poder atender as reivindicações de mais duas categorias e aproveito para dar os parabéns pela qualidade dos serviços que esses profissionais prestam na cidade”, reconhece Eduardo.

Para o presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Várzea Paulista, Valdir Caldas, presente no encontro, há seriedade e compromisso nas negociações entre Prefeitura e Sindicato. “Ficamos felizes em ver a Prefeitura cumprindo mais itens do acordo coletivo. Depois da criação do Plano de Carreiras, em 2007, as melhorias estão acontecendo gradativamente. A Escola de Governo de Várzea Paulista é uma ferramenta importante de capacitação e formação desta administração, que poucas Prefeituras têm e é única na região”, enfatiza Valdir.

Adicional de periculosidade

O esforço de gestão da Prefeitura ao longo de 2010 e no início de 2011 foi fundamental para o cumprimento do acordo. O adicional de periculosidade será de 40% sobre o vencimento base dos agentes de trânsito e estará incorporado na folha de pagamento do mês de maio.

Jazon dos Santos é servidor público desde quando foi criado o cargo de agente de trânsito, há cerca de seis anos. “Com esse benefício, a Prefeitura responde de forma positiva aos nossos anseios e reconhece a importância e os riscos do nosso trabalho. É um incentivo justo para que continuemos desempenhando nossas funções com responsabilidade”, reconhece.

Progressão funcional

O curso de capacitação previsto como pré-requisito para a progressão funcional da especialidade de Condutor de Ambulância, promovido pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), entre agosto e dezembro de 2010, atendeu o item 23 da pauta de reivindicações do acordo coletivo.

Cumprindo a Lei Complementar 182/2007 em seu artigo 43, foram aprovados os alunos que obtiveram mais de 70% de aproveitamento no curso. Seis participantes atingiram essa média, sendo eles: Adimir Cândido da Silva; Alberto da Silva Camargo; Cristiano Augusto Vargas; Daniel dos Santos; João José Dias e Sandro Talavera.

Com a mudança de categoria eles terão seus vencimentos equiparados aos dos condutores de veículos pesados. A nova remuneração vale a partir de 1º de maio. “Ficamos orgulhosos em nos capacitar na primeira turma do curso. Aprendemos coisas novas que darão maior qualidade na prestação dos nossos serviços. Hoje estamos mais preparados para contribuir com o pessoal de enfermagem em nossa rotina diária”, declara Alberto da Silva Camargo.