Começam as obras da Estação de Tratamento de Esgoto

Infraestrutura - Destaques

Esgoto de Várzea Paulista será 100% tratado, contribuindo com a despoluição do Rio Jundiaí

A Prefeitura de Várzea Paulista vem somando conquistas para a população ao longo dos últimos seis anos. As obras chegaram a todos os pontos da cidade e mostram a preocupação da atual administração com o desenvolvimento sustentável aliado ao respeito ambiental. A mais nova conquista, depois de seis anos de muito diálogo com a Sabesp, é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto que ficará na Marginal direita do Rio Jundiaí, na divisa com o município vizinho.

A estação irá beneficiar principalmente moradores de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista com mais qualidade de vida, saúde e a despoluição contínua do Rio Jundiaí e dos córregos das cidades. O investimento é de R$ 112 milhões e o prazo para conclusão das obras é de 30 meses após o início do contrato.

Para o prefeito Eduardo, as obras, que já começaram e estão em ritmo acelerado, vão melhorar o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida dos moradores. “Várzea e Campo Limpo vão contribuir para que a bacia do Rio Jundiaí seja a primeira do Estado 100% limpa”, informa.

O engenheiro e gerente regional da Sabesp, André Luís Sotero Martins, explica que “serão construídos alguns coletores acompanhando os córregos da cidade e depois elevatórios em alguns pontos de Várzea Paulista que conduzirão o esgoto gerado para um interceptor que estará margeando o Rio Jundiaí. Esse interceptor recebe o esgoto e encaminha à estação de tratamento”.

Para ele, a estação trará muitos benefícios aos moradores. “O primeiro benefício é em relação ao meio ambiente, com a despoluição dos córregos e do Rio Jundiaí”, conta.

Em decorrência das instalações dos coletores e elevatórios, a Prefeitura e a Sabesp informam que alguns pontos da cidade estarão em obras nas próximas semanas. O cronograma, com datas e locais, ainda não foi definido, mas assim que estiver pronto, será divulgado à população.

Sem falta de água

A Prefeitura de Várzea Paulista garantiu também melhora no abastecimento de água da cidade. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje não se houve mais falar em falhas no fornecimento em nenhuma região do município. A atual administração, preocupada com as necessidades básicas dos varzinos, dialogou com a Sabesp e ofereceu infraestrutura necessária para sanar os problemas que afligiam os moradores da cidade, principalmente os que residiam nas regiões mais elevadas do município.

“Muitas famílias passavam dias sem abastecimento de água em suas casas. Com base nessa realidade dialogamos com a Sabesp e pedimos uma solução para o caso. Hoje, esse dilema já não faz mais parte da vida dos varzinos”, afirma Eduardo. Ele ressalta que mesmo sem problemas no abastecimento “a Prefeitura segue correndo atrás de recursos hidráulicos para que o problema não volte a acontecer no município”.