Secretaria de Infraestrutura promove melhorias em vielas e ruas

Infraestrutura - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista segue realizando obras viárias em todas as regiões do município, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos varzinos que utilizam as ruas da cidade. Nas últimas semanas, as principais obras estão sendo promovidas na Rua Itatiba, no Jardim Gauchinha; avenida José Rabelo Portella, no Jardim Bertioga e nas vielas Cananéia e São José do Rio Pardo, no Jardim Paulista.

A trégua das intensas chuvas que marcaram o início do ano viabilizou a intensificação do trabalho das equipes da secretaria de Infraestrutura, que promovem a limpeza e manutenção da cidade. A Rua Itatiba, no Jardim Gauchinha foi bastante castigada neste período e agora está recebendo melhorias.  Segundo o secretário da pasta, Augusto Crisionor Rodrigues, “as obras estão concentradas no sistema de tubulação da via”.

Ele explica que, após esta etapa, será feita drenagem da rua e posteriormente o cascalhamento da mesma. “Esses procedimentos são importantes, pois desta forma podemos garantir que nos períodos de chuvas fortes a rua não sofra novas erosões, como aconteceu neste ano”, conta.

O secretário ressalta, ainda, que as obras deixarão a rua em ordem para que coletivos públicos transitem normalmente pelo bairro. “Tivemos um problema de estreitamento da rua, que foi danificada pelas chuvas. Mas agora ela ficará em ordem e não haverá nenhum problema com as empresas que prestam serviços de transporte público para os moradores”, afirma.

Vielas

Os trabalhos das equipes de Infraestrutura se estendem também ao bairro Jardim Paulista, atendendo uma demanda da população local, por meio do Orçamento Participativo. Obras recentes melhoraram o acesso à ruas São José do Rio Pardo  e Cananéia.

No primeiro caso a viela foi totalmente estruturada, com  degraus com patamares de descanso e implantação de postes com sistema de iluminação. A viela beneficiará também a população que frequenta a comunidade São Francisco de Assis, que fica próxima ao local onde as obras aconteceram.

A Prefeitura segue levando melhorias no bairro e já deu início a reforma da viela que liga as ruas Cananeia e São Vicente. Para o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor Rodrigues, “não faz sentido realizar as obras numa viela que dá acesso a uma rua e deixar a continuação dela sem nenhuma melhoria. Por isso, fomos além das escolhas da população e complementamos a obra”.

Muro de arrimo

A região do Jardim Bertioga também foi contemplada com melhorias que garantem mais qualidade de vida e segurança aos moradores. Além do asfalto novo em algumas vias, a Prefeitura ergueu recentemente um muro de arrimo entre as ruas José Rabelo Portella e Tanque Velho.

Para esta obra foram utilizadas oito toneladas de concreto usinado. A calçada que acompanha a extensão do muro foi refeita, faltando agora somente o recapeamento de um trecho da via, que será iniciado na próxima semana. “Este muro é uma necessidade que vem desde 1986. Outros prefeitos passaram pela cidade, mas somente agora com o prefeito Eduardo que o muro está sendo recuperado”, conta o secretário Augusto Crisionor.

O novo muro vai beneficiar o fluxo de trânsito na região, além de trazer mais segurança aos moradores dos arredores durante a época de chuvas. “Iremos desafogar o trânsito no local e com isso, liberar um trecho estrangulado da Rabelo Portella”. Para o secretário, o muro vai conter desabamentos e valorizar a região. “Ao mesmo tempo em que traz segurança, esta obra também valoriza a rua e os arredores”, afirma.

O secretário informa ainda que uma viela ao lado do local onde o muro foi erguido será construída em breve para facilitar o acesso da população à rua e arredores.