Peneirão: Palmeiras seleciona jogadores de Várzea no dia 3 de maio

Esporte e Lazer - Destaques

O peneirão acontece no dia 3 de maio com os  atletas da categoria sub 17; profissionais do clube se reuniram ontem (19), com o prefeito Eduardo

O Clube Sociedade Esportiva Palmeiras realiza no dia 3 de maio, um “peneirão” no Campo da Prefeitura. A iniciativa é realizada pela equipe alviverde em parceria com o projeto Futebol Brasil, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, promovido na cidade desde outubro de 2010. Serão examinados candidatos da categoria sub 17, nascidos entre os anos de 1994 e 95.

Na última terça-feira (20), o prefeito Eduardo recebeu em seu gabinete representantes do Palmeiras, para falar sobre o evento. “Temos muitos talentos do esporte aqui em Várzea Paulista e esta é uma oportunidade para que eles se revelem e se profissionalizem no futebol. Aqui em Várzea Paulista nós valorizamos muito as práticas esportivas, principalmente porque elas preenchem a mente dos nossos jovens e os incentivam de várias formas”, diz o prefeito varzino. Também acompanharam a reunião o vice-prefeito Lula Raniero e o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Waldir de Lima.

Os potenciais atletas serão observados pelo coordenador de avaliação do Palmeiras, o “olheiro” Edvaldo Souza Marques, conhecido como “Palhinha”, com vasta experiência no esporte que é paixão nacional.

Palhinha começou sua carreira como atleta no Paulista Futebol Clube de Jundiaí, em 1978. De lá para cá, o jogador não parou mais. Passou por clubes como o Atlético Goianense, Goiás, Novo Horizontino, Moto Clube Maranhão, Ituano e São Paulo. Depois, desenvolveu trabalhos importantes nos bastidores, como técnico da equipe sub 15 do Paulista, coordenador da categoria sub 20, também do time de Jundiaí, e há cerca de um ano ele é o responsável pela coordenação de avaliação geral do Palmeiras, escolhendo os talentos de 12 a 19 anos que integrarão os times de base.

Segundo Edvaldo, a primeira peneira do ano,que o Verdão realiza é esta em Várzea Paulista. No decorrer de 2011, estão previstas mais algumas e a próxima ocorrerá na cidade de Guaratinguetá. “É constante esse trabalho de avaliações. Verificamos a disponibilidade das cidades de participarem, disponibilização dos locais para os jogos. Estão fechados Várzea Paulista e Guaratinguetá, mas outros vão ser confirmados posteriormente”, explica.

Quando o assunto é o futebol varzino, Palhinha revela que é comum que os atletas dessa região ganhem evidência na prática do esporte. ”É uma região onde o esporte é bem divulgado e difundido. Vários garotos que estão em destaque hoje saíram daí. É também uma região de fácil acesso, desperta  o interesse para a criação de novas oportunidades para os que desejam ingressar no mercado de trabalho”, avalia.

Os jogos que avaliarão os varzinos acontecerão a partir das 8h30. Haverá uma pausa para o almoço, e, depois outras disputas tomarão conta do campo, na busca pelos melhores.