Campanha de Vacinação contra influenza começa dia 25 de abril

Saúde - Cotidiano

Meta é vacinar o público que abrange idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, população indígena e profissionais da saúde

A campanha de vacinação 2011 contra a Influenza será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional, chamado de Dia D, é 30 de abril. Todas as unidades básicas de saúde de Várzea Paulista realizarão a vacinação dentro do horário de funcionamento, das 8h às 17h. A vacinação anual contra a gripe contemplará, além de idosos e populações indígenas, que já eram atendidos anteriormente, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e todos os profissionais da saúde.

A vacina produzida é capaz de proteger contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A inserção de mais grupos nesta imunização foi baseada em estudos epidemiológicos  e na observação do comportamento das infecções respiratórias específicas, que têm como principal agente causador o vírus da influenza.

A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, NairPereira da Silva, destaca a importância da mobilização de toda a população, uma vez que a vacina é uma medida que prevê o bem-estar de todos. “Sempre frisamos que todos os adultos a partir dos 60 anos devem tomar a vacina para evitar internações e complicações da gripe. As reações adversas que costumam aparecer são leves. As complicações como pneumonias são mais comuns nos grupos de idosos e crianças menores, além das gestantes, que também são muito vulneráveis”, afirma.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.