Lançamento do ‘Várzea 2022’ atrai grande público

Desenvolvimento Social - Destaques

Mais de 200 pessoas prestigiaram o lançamento do plano, que reúne ações de participação popular que ajudarão a pensar o futuro da cidade

Está lançado o projeto que norteará o planejamento de Várzea Paulista para os próximos onze anos. O evento aconteceu na Câmara Municipal na tarde da última quinta-feira (14). O público lotou a Câmara de Vereadores para conhecer o projeto que lança o desafio inédito de pensar e planejar a Várzea Paulista que a população quer para períodos de médio e longo prazo.

A secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, abriu o evento, lembrando que o governo trabalhou nos últimos seis anos para construir este momento. “Várzea Paulista evoluiu muito nos últimos seis anos. Hoje, a cidade tem sua identidade, seus projetos sociais são reconhecidos até por outros países. Em 2004 a cidade arrecadava R$ 57 milhões e mesmo com períodos difíceis, o planejamento político deste governo conseguiu triplicar a arrecadação, chegando a mais de R$ 152 milhões previstos para 2011. Agora, com a casa em ordem, é possível pensar o futuro da cidade e, como sempre fazemos, de forma coletiva”, destaca.

O prefeito Eduardo Pereira lembrou a importância de todos os Conselhos e Conselheiros no processo de desenvolvimento da cidade. “Nosso governo só é possível porque é democrático e participativo. E assim será o planejamento de futuro com o ‘Várzea 2022’. Alinhado com nossos secretários, com a população e com todos os conselhos e conselheiros da cidade, que sempre tiveram participação efetiva em todas as áreas e serão muito importantes neste novo momento que se inicia hoje”, reconhece Eduardo Pereira.         O prefeito encerrou seu pronunciamento mostrando-se animado e otimista para 2011 e 2012: “Quero entregar o meu mandato com 100% de esgoto tratado e com o Rio Jundiaí limpo”, projeta.

O plano é um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O vice-prefeito Lula Raniero destacou a importância de todas as Secretarias Municipais. “O grupo de secretários tem sido muito importante nestes anos de real desenvolvimento e também no planejamento de futuro que hoje se inicia. Houve grande transformação positiva e agora podemos planejá-la a médio e longo prazo. População e governo, juntos, continuarão construindo uma Várzea Paulista ainda melhor para todos”, enfatiza Raniero.

Primeira fase do Plano está nos bairros

O ‘Várzea 2022’ está dividido em quatro fases sequenciais e já começou: 1ª) reuniões de bairro do OP (Orçamento Participativo), reuniões do OP Jovem e as Pré-Conferências Regionais, quando saúde, educação e assistência social são os temas debatidos em cada região; 2ª) Caravana da Cidadania e o Fórum da Cidade, (debate para construir a visão de futuro e definir as prioridades) e as Conferências e Plenárias Municipais; 3ª) Assembleias Regionais do OP (a população decide as demandas), eleição dos representantes do Conselho do OP (para acompanhar o andamento das obras) e a segunda etapa das Conferências e Plenárias Municipais; 4ª) Congresso da Cidade (validação das decisões tomadas no ano e produção do Plano de Desenvolvimento da Cidade, com metas a curto, médio e longo prazo. Haverá ainda a Eleição do Conselho da Cidade, para fiscalizar a execução das metas previstas no plano.