Cresce participação popular nas reuniões do OP

Gestão Pública - Destaques

A primeira fase está atraindo grande número de moradores nas reuniões de bairro, que discutem demandas de curto, médio e longo prazo

Confirmando as expectativas da Prefeitura de Várzea Paulista, que inicia um plano de futuro para a cidade – Várzea 2022 -, a primeira fase do Orçamento Participativo está atraindo grande participação de moradores nas reuniões de bairro, superando as edições anteriores. “Depois de seis anos promovendo mudanças na cidade, as pessoas entenderam que dentro do nosso projeto elas fazem a diferença e suas indicações são respeitadas. Há também o fato inédito de que este ano estaremos planejando a cidade para o futuro e cada cidadão varzino está tendo também a oportunidade de dizer o que pensa a médio e longo prazo”, comemora a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa.

O ciclo 2011 do OP teve início no dia 23 de março e serão realizados 55 encontros até o dia 10 de junho. Além de fazer um balanço do que já foi concluído e está em andamento em cada região, neste primeiro momento é apresentado o Plano Várzea 2022 para a população e também é feito o levantamento das demandas de curto (2012-2013); médio (2015) e longo prazo (2022), quando os moradores indicam as necessidades e prioridades da região onde moram.

População aprova nova fase

Na noite da última terça-feira (12), foi realizada a segunda reunião no CRAS Norte, quando os moradores da Região do Jardim América III, apesar da chuva, compareceram em grande número e participaram ativamente com suas indicações.         Um exemplo do quanto a população está envolvida foi a presença do morador Silvano Pereira da Silva (71). “A minha esposa sempre participa das reuniões do OP, como ela fez uma cirurgia e não pode vir, estou aqui representando a família. Precisamos conhecer as obras que a Prefeitura está fazendo e mostrar o que ainda precisa ser feito na nossa região”, diz o senhor Silvano.

Para Jacira Skarabel Saeehi (63), que participa do OP desde o início, é indiscutível o avanço que a cidade está tendo com este trabalho de participação popular. “É claro que ainda há muito o que fazer e é por isso que acho importante a oportunidade que estamos tendo de poder participar deste planejamento maior para a cidade. Várzea se desenvolveu muito e a Vila Real é uma prova disso. Agora precisamos continuar nos comunicando, conhecendo os projetos da prefeitura e opinando sobre o que o nosso bairro precisa”, declara a senhora Jacira.

O senhor Ismael Ferreira da Costa (54), morador há 23 anos do Jardim América III, opinou sobre o asfaltamento da Rua Jaguariúna e recebeu a informação de que esta obra já tem verba aprovada para execução. “É muito importante participar porque ficamos sabendo do que está sendo feito e podemos reivindicar o que o bairro ainda precisa”, comenta.

Aderlina Fernandes de Carvalho (48), também moradora do Jardim América III, elogiou a dinâmica do OP. “É o segundo ano que participo das reuniões. Em nosso bairro ainda há obras que não foram concluídas, mas vemos que a Prefeitura está trabalhando, os serviços estão em andamento. Não temos dúvidas que a participação popular é a melhor forma de conquistar os benefícios”, avalia.

Próximas reuniões do OP

14 de abril (quinta-feira): Região IV – Centro Cultural, Rua Manoel Gonçalves nº 200, Jardim Primavera;

14 de abril(quinta): Região VI – Salão de Festas Pipoquinha, Rua São José do Rio Pardo nº 132. Jardim Paulista;

19 de abril (terça-feira): Região II – EMEI do Mursa, Avenida Arnoldo Gutti s/nº. Bairro do Mursa. Esta reunião atende moradores dos bairros: Mursa e Sítio do Rocha;

27 de abril (quarta e segunda-feira): Região I – Igreja Católica Divino Espírito Santo, Rua Itatiba nº 404. Estas reuniões atendem moradores das Chácaras: Gauchinha, Carvalho, Castanheira e Araçarí;

27 de abril (quarta-feira): Região III – Salão da Igreja Evangélica Ministério Bragantina, Rua Acre nº110 -Vila Popular;

28 de abril (quinta-feira): Região IV – EMEI Professora.  Beatriz de OliveiraCampos, Rua São Paulo nº 279 – Vila Santa Terezinha. Estas reuniões atendem moradores da parte alta e baixa da Vila Santa Terezinha;