Plano ‘Várzea 2022’ será lançado dia 14

Gestão Pública - Destaques

Essa é a primeira vez que a cidade será planejada para períodos de médio e longo prazo. Planejamento contará com a participação popular

Qual é a cidade que queremos para o futuro? A pergunta traduz o desafio do plano ‘Várzea 2022’, que será lançado pela Prefeitura de Várzea Paulista na próxima quinta-feira (14), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores. O plano é um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O ‘Várzea 2022’ norteará as políticas públicas do município para os próximos 11 anos e está em sintonia com o Plano Brasil 2022, do Governo Federal. Como meta de médio prazo, população, técnicos e governantes devem idealizar e programar a cidade que queremos para 2015, quando Várzea Paulista irá comemorar seus 50 anos de emancipação e, como objetivo de longo prazo, projetá-la para 2022, ano em que o Brasil irá celebrar o bicentenário de sua independência.

Ousado, porém realista, o plano de futuro será pensado e desenvolvido por meio das ações de participação popular da Prefeitura de Várzea Paulista, divididas em quatro fases que definirão este momento histórico de planejamento da cidade.

Conheça cada etapa

Na primeira fase, já iniciada, acontecem as reuniões do OP – Orçamento Participativo (levantamento das necessidades de cada bairro), do OP Jovem (debate e discussão sobre como vêem e pensam a cidade) e as Pré-Conferências Regionais, quando temas como saúde, educação e assistência Social serão debatidos em cada região.

A segunda fase é marcada pela Caravana da Cidadania, quando participantes circulam a cidade de ônibus para conhecer todos os bairros; e o Fórum da Cidade, um debate para construir a visão de futuro de Várzea e quais são as prioridades das necessidades levantadas nos bairros. Acontecerão ainda as Conferências e Plenárias Municipais.

No terceiro momento, serão realizadas as Assembleias Regionais do OP, fase em que a população decide as demandas que a Prefeitura deverá realizar nos próximos anos e, também, a eleição dos representantes do Conselho do Orçamento Participativo, responsáveis por acompanhar o andamento das obras. Nesta fase, acontece também a segunda etapa das Conferências e Plenárias Municipais, quando há os debates temáticos, importantes na definição das principais políticas públicas.

No final do ano, será realizado o Congresso da Cidade. Nesta quarta fase serão validadas as decisões tomadas durante o ano e será produzido o Plano de Desenvolvimento da Cidade, com metas a curto, médio e longo prazos. Por último, com o objetivo de fiscalizar a execução das metas previstas no plano, haverá a Eleição do Conselho da Cidade.
A Câmara Municipal fica na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro. Mais informações sobre o projeto Várzea 2022 podem ser obtidas na Coordenadoria de Participação Popular, pelo telefone 4606-0548.