Eduardo é eleito 2º vice-presidente de Relações Internacionais da FNP

Governo e Administração - Destaques

Prefeito varzino já fazia parte da Frente Nacional de Prefeitos como 2º vice-coordenador do estado e agora está na executiva da entidade

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, participou na última terça-feira (5), da posse da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. Ele, que era 2º vice-coordenador do estado de São Paulo, passou a ocupar a executiva da frente, como 2º vice-presidente de Relações Internacionais. Eduardo e os demais membros foram recebidos pela presidenta Dilma, no Palácio do Planalto.

A posse aconteceu com a presença de mais de cem prefeitos de todo o Brasil, durante a 59ª Reunião Geral da FNP, em Brasília (DF). O prefeito de Vitória (ES), João Coser, foi reeleito presidente da entidade. Eduardo assume o novo posto junto com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, reeleita como 1ª vice-presidente de Relações Internacionais, compondo a gestão do biênio 2011/2012.

De acordo com o prefeito Eduardo Pereira, a atuação na Frente Nacional de Prefeitos é importante para reforçar o movimento municipalista brasileiro e para fomentar a discussão conjunta de temas que são comuns a todos. “Por meio da FNP, os municípios brasileiros estão se organizando em torno de temas importantes para o desenvolvimento nacional e ganhando força. Assim, aumentamos o nosso poder de diálogo com as esferas nacional e estadual”, avalia.

Ele também elogiou a receptividade da presidenta Dilma. “Ao nos receber ela dá mais uma demonstração de que vai manter a proximidade com os municípios e o caráter republicano que o Governo Federal assumiu durante o governo do Lula”, diz.

Com relação ao seu novo posto na FNP, Eduardo considera uma grande oportunidade estar a frente das relações internacionais, já que o Brasil conquistou um grande espaço nesta área nos últimos anos. “Conquistamos muito respeito perante as grandes potências mundiais e nos destacamos entre os países da América Latina, o que mostra que temos grandes oportunidades quando o assunto é relações internacionais”, avalia.

O prefeito varzino ainda acredita que os municípios brasileiros têm muito a ganhar com isso. “Desenvolvemos projetos importantes por meio do relacionamento com cidades de outros países. Estamos implantando o projeto do Observatório da Juventude, em parceria com Turim, na Itália, uma iniciativa de sucesso em diversos outros países que foi viabilizada em Várzea Paulista”, expõe.

Além da posse, o evento também abordou a reforma estatutária da FNP, que prevê a criação das vice-presidências de assuntos temáticos, apresentada e aprovada por aclamação. O objetivo é potencializar a representatividade dos prefeitos.