Nova Duque de Caxias será inaugurada no dia 16 de abril

Gestão Pública - Destaques

Avenida é alternativa para quem utiliza a Marginal do Rio Jundiaí para ir a municípios vizinhos e bairros da cidade

A nova Avenida Duque de Caxias, duplicada com asfalto de qualidade em toda sua extensão, ciclovia e canteiro central, será inaugurada no próximo dia 16 de abril. As obras, que foram divididas em duas fases, mudaram a cara de Várzea Paulista e elevaram a autoestima da população. O valor do investimento foi de R$4,7 mi, conquistados por meio de repasse federal.

Alternativa para quem utiliza a Marginal do Rio Jundiaí para chegar até Campo Limpo Paulista ou Jundiaí, a Duque de Caxias é hoje o principal eixo de ligação entre cidades vizinhas e alguns bairros do município, como Jardim Promeca, Gauchinha e Felicidade.

As obras que foram realizadas nas duas fases consistiram na duplicação da avenida, com implantação de um canteiro central entre a Rua Vitório Spinucci e a divisa com Campo Limpo Paulista, calçamento e a construção de uma ciclovia. Recentemente foi concluída a plantação da grama do canteiro e sinalização horizontal e vertical da avenida.

Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Pedro Petrica, foram duplicados 870 m na primeira fase das obras e 1,5 Km na segunda. Para ele, “a nova Duque de Caxias melhora a qualidade de vida da população, já que garante acesso mais rápido a diversos pontos da cidade”. Ele também ressaltou que o “resultado final revoluciona o conceito de cidade. Hoje, a avenida é moderna e bonita”, conta.

Para o comerciante Cláudio Bertuci Junior, que há sete anos possui comércio no local, as obras “melhoraram o progresso da cidade e deram uma nova cara a Várzea Paulista”. Para ele, além do aspecto visual, “o fluxo de trânsito também melhorará no local”. Já para o aposentado Adão Carlos Organo, que há 30 anos mora na região, “a avenida pronta melhora a autoestima da cidade”.