Várzea lança livro sobre encontros com educadores

Educação - Destaques

“Educação e Diálogo” revive encontros de professores e gestores da cidade com grandes nomes da Educação do Brasil e exterior

“Paulo Freire adoraria estar aqui vendo tudo que acontece na Educação de Várzea”.  A afirmação de Romualdo Dias, professor e coordenador do Laboratório de Estudos em Educação e Políticas Públicas da Unesp, em Rio Claro, traduz o sucesso da noite de lançamento do livro “Educação e Diálogo – Encontros com educadores em Várzea Paulista”, na sexta, dia 26 de março. O lançamento da publicação fez parte das comemorações dos 46 anos do município e, nela estão registrados os encontros dos professores do município com grandes nomes da Educação do Brasil e do exterior, dentro do Programa Construir o Aprender, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Paulista.
No formato de Cesta Literária, o evento contou com a presença da doutora em Educação, Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, que em 2011 completaria 90 anos, e foi homenageado na ocasião. “Paulo Freire sonhou que todos pudessem dizer sua palavra com poesia, encanto e também com seriedade. Sonhou que as pessoas saltassem do senso comum para o conhecimento científico. E Várzea Paulista está realizando isso, construindo novas práticas e novos modos de estar na Educação”, disse ela, bastante emocionada pela apresentação musical da cantora Marcinha dos Santos, acompanhada do violonista Vinícius Rocha, que recitou poesia e cantou Beradêro, música de Chico Cesar que é  uma homenagem a Paulo Freire.
Cerca de 200 pessoas acompanharam  o lançamento do livro, no auditório do Espaço Cidadania. Entre elas, Dulce Pereria, professora e primeria dama da cidade, que comentou: “Esse momento simboliza e consolida a trajetória desse governo que está se reinventando e mudando a cara da cidade”. Para ela, a cidade tem buscado outras formas de trocas e vivências no desafio de oferecer uma educação pública de qualidade. “A educação é um campo que possibilita encontros humanos mais verdadeiros e significativos. Por isso, o projeto de formação dos educadores de Várzea Paulista não é uma ‘proposta de prateleira’, mas algo criado a partir de cada sala de aula e de cada escola da cidade”, afirma a educadora.
O  livro reúne textos das palestras de psqusiadores da Educação reconhecidos, como a própria Nita Freire, Mario Sergio Cortella, Leonardo Boff, Miguel Arroyo, Magda Soares, Bernard Charlot e outros, que estiveram em Várzea Paulista desde 2006, conversando com  os professores da rede municipal. A organização desses textos foi feita por Jô Azevedo, assessora técnica da Secretaria de Educação de Várzea Paulista, e pelo professor Romualdo Dias. “A distribuição desse livro para educadores e gestores da rede vai permitir a partilha desses textos e ideias, processo que faz parte do programa de formação continuada da Secretaria”, explica Jô.
“Sem dúvida, estamos conseguindo ir muito além dos muros escolares, pois o processo dos encontros, vividos coletivamente com escola e comunidade, têm sido promissores. Pouco a pouco, vamos consolidando entre nós uma convicção de que outra escola é possível”, afirma Luciano Braz de Marques, secretário de Educação da cidade, lembrando que o município passa por um momento especial com a construção do seu Plano Municipal de Educação, de forma participativa e com previsão de conclusão dos debates para outubro de 2011, durante a 2a. Conferência Municipal de Educação.
O vice-prefeito Lula Raniero acredita que a cidade chega aos 46 anos construindo uma história riquíssima, repleta de lutas, desafios, mas também de muitas vitórias. “É nesse rumo de participação popular que pensamos cotidianamente não só no presente, mas no futuro. E tendo a certeza de que temos capacidade e potencial para muito mais”, disse. O prefeito Eduardo Pereira manifestou orgulho com a publicação. “Tenho imensa honra ao ver nosso governo apresentar um livro desse nível, o que confirma o cenário de real transformação desses seis anos na cidade”.
Mais informações sobre o Programa Construir o Aprender e o livro “Educação e Diálogo – Encontros com educadores em Várzea Paulista” podem ser obtidos na Secretaria de Cultura de Várzea Paulista ou no site oficial da Prefeitura.