Novos guardas municipais começam curso de capacitação

Governo e Administração - Destaques

Curso tem como objetivo o compromisso com a cidadania e educação. Todas as disciplinas a serem estudadas darão foco aos direitos humanos

Em parceria com a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), a Secretaria de Segurança Pública promoverá um curso de capacitação para 16 novos guardas municipais. O curso começa no próximo dia 28, tem duração prevista de três meses e segue as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais.

Referencial para a formação em segurança pública, a matriz foi apresentada e discutida em seminário realizado em Brasília em 2004 e tem como objetivo contribuir na construção da identidade profissional da Guarda Municipal, definindo sua função e competências específicas.

Entre as disciplinas a serem estudadas pelos agentes estão direito penal e processual penal; uso progressivo da força; princípios de hierarquia e disciplina; meio ambiente; ECA (Estatuto da Criança e Adolescente); Violência e Insegurança Pública; Gestão Integrada em Segurança Pública; e CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Todas essas disciplinas darão enfoque às leis que regem os direitos humanos. Aqueles que aplicarão as aulas serão profissionais capacitados e específicos para cada assunto.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, comandante Cacilando Neres de Almeida, os candidatos que não concluírem o curso não estarão aptos para exercer a profissão de pacificadores de conflito. “É um curso de formação, é necessário esse procedimento (curso), pois nele há uma definição de novos conhecimentos. Promove e facilita a integração dos guardas municipais ao SUSP (Sistema de Único de Segurança Pública)”, completa.