Prefeitura realiza capacitação de profissionais da saúde em acidentes rábicos

Saúde - Cotidiano

Evento foi realizado na Faculdade Unianchieta e contou com a participação de médicos e técnicos que atuam na rede pública do município

Ciente da importância de atualizar os profissionais da rede pública de saúde sobre como lidar com acidentes rábicos, que são aqueles em que humanos são feridos por animais portadores do vírus da raiva, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (24) capacitação dos profissionais atuantes no setor.

O evento aconteceu na Faculdade Unianchieta e contou com a presença da diretora departamental de atenção à saúde, Débora Simone Bichera Ratier, e do coordenador técnico de Zoonoses, Ricardo Diório Telli. O médico veterinário e integrante da Divisão Regional de Saúde, Antônio Carlos Coelho Figueiredo, foi o responsável por aplicar a atualização aos médicos e técnicos que estiveram presentes.

Figueiredo elogiou a iniciativa da Prefeitura de capacitar os atuantes na cidade e disse que ficou surpreso com a adesão dos profissionais ao evento. “Pelo tamanho do município, essa é a maior capacitação que já fiz”.   Para ele, a atualização é muito importante, pois a doença rábica está em constante evolução. “Novas pesquisas estão surgindo a cada dia e temos que nos adaptar a elas”, conta.

Para Telli, a “atualização dá uma noção de como é feito o manejo dos animais que portam o vírus e quais cuidados devem ser tomados com os humanos feridos”. Ele ressalta que, em 2010, a cidade teve 196 casos de mordedura animal notificados e “que todos os agentes de saúde devem estar aptos a lidar com esses tipos de acidentes”, afirma.