Prefeitura lança pedra fundamental da UBS da Vila Marajó

Saúde - Cotidiano

Evento contou com a presença do prefeito Eduardo, do vice Lula Raniero e do secretário de saúde Luis Fernando Tofani

No último sábado (19) foi inaugurada a Pedra fundamental da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Marajó. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o prefeito Eduardo Pereira, o vice-prefeito Lula Raniero e o secretário de saúde Luis Fernando Tofani. A obra, que se inicia nesta semana, tem investimento do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, no valor de R$ 400 mil, com contrapartida de R$ 43 mil da Prefeitura.

A nova unidade estará abrigada em um terreno de 350 metros quadrados, com cinco consultórios médicos, salas para grupos e também consultórios odontológicos. Além disso, contará com agentes comunitários de saúde e uma farmácia que fará distribuição gratuita de medicamentos à população.

Em seu pronunciamento o secretário de saúde, Luis Fernando Tofani, destacou que a construção de uma nova unidade básica de saúde ajudará a distribuir o atendimento na cidade e que a inauguração é um presente para Várzea Paulista. “O principal objetivo dessa unidade é ampliar, qualificar e melhorar o atendimento a população da região oeste”, ressaltou.

Lula Raniero, por sua vez, fez questão de frisar a retomada do crescimento na cidade. “Hoje celebramos o lançamento da pedra fundamental de mais uma UBS, ou seja, mais uma conquista. A cidade está retomando o ritmo de crescimento econômico e social”, afirmou.

Transformação e progresso

O prefeito Eduardo Pereira destacou durante o evento a importância do progresso obtido, fazendo referências às transformações ocorridas ao longo dos últimos seis anos. O prefeito afirmou que atualmente a UBS da Vila Popular dobrou o número de atendimentos em comparação com o início de sua gestão. “Quando iniciamos nosso governo, a UBS da Vila Popular atendia metade da população que atende hoje e também não havia distribuição de medicamentos, hoje são quase 140 tipos oferecidos à população.”

A aposentada Isaura Soldera Luiz, moradora do bairro Vila Marajó há 35 anos, afirma que a nova unidade da UBS vai facilitar o acesso aos serviços que precisa como a distribuição de medicamentos. Atualmente, quando necessita de remédios, ela recorre à unidade da Vila Popular. “Sempre fui bem atendida na Vila Popular, mas acho muito boa a idéia de ter uma unidade aqui pertinho da minha casa, fica mais fácil, vai ficar ótimo pra mim. É só atravessar a rua que poderei ser atendida”, conta.

Para o próximo ano estão previstas três novas construções de unidades básicas de saúde e de uma unidade de pronto atendimento, que ficará localizada ao lado do Hospital da Cidade. Além disso, a maternidade que está em construção deve ser inaugurada no início de 2012.