Evento contou com a presença do prefeito Eduardo, do vice Lula Raniero e do secretário de saúde Luis Fernando Tofani

A nova unidade estará abrigada em um terreno de 350 metros quadrados, com cinco consultórios médicos, salas para grupos e também consultórios odontológicos. Além disso, contará com agentes comunitários de saúde e uma farmácia que fará distribuição gratuita de medicamentos à população.
Em seu pronunciamento o secretário de saúde, Luis Fernando Tofani, destacou que a construção de uma nova unidade básica de saúde ajudará a distribuir o atendimento na cidade e que a inauguração é um presente para Várzea Paulista. “O principal objetivo dessa unidade é ampliar, qualificar e melhorar o atendimento a população da região oeste”, ressaltou.
Lula Raniero, por sua vez, fez questão de frisar a retomada do crescimento na cidade. “Hoje celebramos o lançamento da pedra fundamental de mais uma UBS, ou seja, mais uma conquista. A cidade está retomando o ritmo de crescimento econômico e social”, afirmou.
Transformação e progresso
O prefeito Eduardo Pereira destacou durante o evento a importância do progresso obtido, fazendo referências às transformações ocorridas ao longo dos últimos seis anos. O prefeito afirmou que atualmente a UBS da Vila Popular dobrou o número de atendimentos em comparação com o início de sua gestão. “Quando iniciamos nosso governo, a UBS da Vila Popular atendia metade da população que atende hoje e também não havia distribuição de medicamentos, hoje são quase 140 tipos oferecidos à população.”
A aposentada Isaura Soldera Luiz, moradora do bairro Vila Marajó há 35 anos, afirma que a nova unidade da UBS vai facilitar o acesso aos serviços que precisa como a distribuição de medicamentos. Atualmente, quando necessita de remédios, ela recorre à unidade da Vila Popular. “Sempre fui bem atendida na Vila Popular, mas acho muito boa a idéia de ter uma unidade aqui pertinho da minha casa, fica mais fácil, vai ficar ótimo pra mim. É só atravessar a rua que poderei ser atendida”, conta.
Para o próximo ano estão previstas três novas construções de unidades básicas de saúde e de uma unidade de pronto atendimento, que ficará localizada ao lado do Hospital da Cidade. Além disso, a maternidade que está em construção deve ser inaugurada no início de 2012.