Eleição define participantes do Conselho Municipal de Educação

Gestão Pública - Destaques

Profissionais da área da educação, entidades ligadas ao setor e a comunidade terão seus representantes no conselho

Foi realizada na manhã desta terça-feira (15), na Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, a eleição para o Conselho Municipal de Educação. Participaram do pleito os profissionais de diversos segmentos da área, como professores e diretores, e entidades ligadas ao setor. A comunidade também foi representada pelos pais e mães da APM (Associação de Pais e Mestres).

Durante o evento foram definidos os nomes dos participantes para novo mandato, com duração de dois anos. Na próxima terça-feira (22), às 9h, na secretaria, será realizada uma reunião para definição da nova diretoria e a apresentação de todos os participantes do conselho.

Para a professora de educação básica, Adriana Panico, que pela primeira vez participará do conselho, é importante que o professor esteja sempre atento às mudanças na legislação e ao correto funcionamento de sua profissão. “É fundamental que o professor participe para que possamos ter uma melhor estruturação na educação. Estamos em um processo de transformação e é necessária a participação de todos”, afirma.

A supervisora departamental de educação e também participante do novo mandato, Cilene Maria da Silva, explica que o conselho é responsável por representar os alunos e a população. “Tudo o que é referente à educação em nosso município deve passar pelo conselho para homologação”.

Ela ainda conta que cabe ao conselho as atribuições consultivas, deliberativas e normativas. “O conselho deve criar propostas ideológicas de políticas de educação”, conta.