Festa transcorreu em clima de tranquilidade

Desenvolvimento Social - Destaques

Ao final da tarde de segunda-feira (7). a avenida começou a ser tomada totalmente por foliões que vinham de várias cidades para prestigiar e fazer acontecer o carnaval mais alegre e seguro da região, que se encerrou com público recorde, já na madrugada de terça-feira (8). No início da noite o grande público pode sambar e cantar ao som do excelente grupo ‘Pele Rara’, que mostrou personalidade na interpretação de sambas e pagodes da melhor qualidade.

Eram 20h30 quando o ‘Bloco das Orquídeas’, formado por mulheres do Núcleo de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Várzea Paulista, tomou a avenida e fez um desfile descontraído e alegre. Além do carnaval, as mulheres festejaram o ‘Dia Internacional da Mulher’, que ganhou um tom festivo e diferente de comemoração no Varzealegria, com o tema: “Mulher sai do fogão e vem para diversão”.

Logo após ao desfile do ‘Bloco das Orquídeas”, o público pulou, suou, cantou e dançou coreografias de vários sucessos de axé com o grupo ‘Chocolate & Cia, que fez a festa por quase duas horas de puro suingue baiano. Em seguida os amantes de uma bateria nota dez tiveram a oportunidade de cantar e sambar clássicos de samba-enredos com a escola de samba ‘União da Vila Rio Branco’, campeã do carnaval 2011 de Jundiaí.

O show de encerramento da sétima edição do Varzealegria foi do grupo ‘Trio em Transe’, que entrou a madrugada de terça-feira (8), chamando o público que não parava de chegar para a folia. A salada musical da banda ‘Trio em Transe’ foi recheada de muita energia e repertórios contagiantes dos mais variados estilos, colocando cerca de 15 mil foliões para cima na Avenida Projetada.

 

Público elogiou a organização

Colaboradores e foliões elogiaram a estrutura do Carnaval deste ano. A praça de alimentação ganhou mais barracas. Nesta edição foram 19, sendo que 12 comercializaram pasteis, lanches, refrigerantes, cerveja e chocolate; sete venderam produtos artesanais e bijuterias.

Houve divisórias entre local de atendimento e local para preparo dos lanches, balcão de atendimento ao público, gás encanado e uma individual para cada barracas.

Todas elas foram cedidas para entidades assistenciais do município. A psicóloga Joyce Britto é presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Nova II. Este ano ela e outros três voluntários vieram trabalhar pela primeira vez no Varzealegria. “Nosso espaço está muito bom, temos pia e gás encanado, é difícil termos isso em alguns lugares que vamos”, comenta.

 

Barraca da Saúde

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Várzea Alegria montou uma barraca no Varzealegria, com especialistas da área da saúde orientando os foliões como se divertir com saúde. Na barraca, além da distribuição gratuita de preservativos, os foliões tinham acesso a folhetos desenvolvidos especialmente para o Carnaval, com orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.