Avenida Projetada é tomada pelos foliões no 7º Varzealegria

Esporte e Lazer - Destaques

Cerca de 30 mil pessoas divertiram-se nos três dias de carnaval. Mais uma vez, não houve registro de ocorrência durante o evento promovido pela Prefeitura

O 7º Varzealegria, carnaval promovido pela Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi aberto oficialmente na noite de sexta-feira (4), com o ‘3º Baile de Marchinhas’. O Espaço Cidadania recebeu foliões de todas as idades, com destaque aos jovens, que puderam se divertir ao som das animadas e bem-humoradas marchinhas de Carnaval, que tiveram seu auge entre os anos 30 e 50.

A banda ‘Trio em Transe’ mostrou que as marchinhas ainda estão no imaginário brasileiro, quando o público dançou e fez coro a músicas como: ‘Bandeira branca’; ‘Nós, os carecas’; ‘Pastorinhas; ‘Máscara Negra’ e ‘Pierrot Apaixonado’. O público teve a oportunidade também de relembrar e curtir sambas clássicos como: ‘Não Deixe o Samba Morrer’, ‘O Bêbado e a Equilibrista’, ‘Trem das Onze’ e ‘Coisinha do Pai’, que virou uma espécie de hino nos bailes de carnaval.

A moradora de Osasco, Amanda de Oliveira, participou do Baile de marchinhas em Várzea Paulista pelo segundo ano consecutivo. “O meu namorado mora em Várzea. Viemos no ano passado e foi muito legal. Agora, resolvemos repetir a dose ao lado dos amigos. O meu pai, desde quando eu era pequena, me levava em bailes de Carnaval e aprendi a gostar de marchinhas, sambas e do clima dos salões. É muito mais tranquilo”, conta.

Mais de 12 mil pessoas compareceram no domingo

A Avenida Projetada foi aberta para a sétima edição do Varzealegria na tarde de domingo (6), com atrações que marcaram a primeira matinê. Apesar do grande número de crianças, o evento atraiu foliões de todas as idades. A banda ‘Claudião e Cia’ abriu a programação da tarde relembrando marchinhas tradicionais de Carnaval como “Alalaô”, “A Bruxa Vem Aí” e “Mamãe eu Quero”. Depois, animaram a festa com um repertório que incluiu músicas de Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Parangolé, entre outros.

Em seguida, foi vez de o grupo de teatro ‘Rick & Kelly’ animar a criançada com músicas destinadas especialmente ao público infantil. Assim, sucessos do Balão Mágico, Trem da Alegria e cantigas de roda adaptadas ao ritmo carnavalesco fizeram a alegria da garotada.  A manicure Luiza Cardoso Souza, moradora do Jardim Mirante, participa da festa desde sua primeira edição. “Venho sempre na matinê. É uma opção de diversão para as crianças. Tenho cinco filhos e trago todos. Neste ano, trouxe meu neto de três meses. É seu primeiro Carnaval”, conta com alegria.

O Carnaval entrou a noite de domingo sob animação dos grupos ‘Festa Samba Show’ e ‘Trio em Transe’. Mais de 12 mil pessoas ocuparam a Avenida projetada com um único objetivo: se divertir! A Guarda Municipal não registrou nenhuma ocorrência.

Segunda supera expectativa de público

O domingo festivo, alegre e sem qualquer tipo de ocorrência do Varzealegria, influenciou os pais a repetirem a dose no carnaval da garotada na tarde de segunda-feira (7). As famílias compareceram e fizeram a festa valer ao som da banda ‘Claudião & Cia’, que animou os foliões com axés, marchinhas e sambas, e das palhaçadas do grupo teatral ‘Rick Kelly, que estampou a alegria nos rostos dos ‘baixinhos’, com brincadeiras, músicas infantis e muita cantiga de roda, o ponto mais contagiante da apresentação dos palhaços.

Apesar do tempo nublado, a moradora do Jardim das Palmeiras, Ivete Mara Altieri, se sentiu motivada a trazer novamente a filha Bianca, 7 anos, para se divertir na Avenida Projetada. “As atrações artísticas e a organização, que faz um Carnaval tranquilo, sem nenhuma briguinha, me motivaram a sair de casa, mesmo com o friozinho, para minha filha se divertir pelo segundo dia consecutivo. Confesso que eu também estou curtindo bastante. Está muito linda a festa”, elogia Ivete.