Baile de Marchinhas abre programação do Varzealegria

Esporte e Lazer - Destaques

Sétima edição do carnaval de rua será realizada neste fim de semana, em palco montado na Avenida Projetada e no Espaço Cidadania

Várzea Paulista já está em ritmo de folia para a sétima edição do Varzealegria, tradicional carnaval de rua da cidade. As festividades começam nesta sexta-feira (4) e prosseguem durante o fim de semana, com matinês, grupos musicais, companhia de teatro, Bloco das Orquídeas e a participação da escola de samba União da Vila Rio Branco.

A abertura do Varzealegria deste ano será marcada pelo 3º Baile de Marchinhas, gênero da música popular brasileira que esteve presente no Carnaval entre os anos 20 e 60, quando começou a ser substituído pelo samba-enredo.

Para o supervisor departamental de Artes e Cultura, Eufraudísio Modesto, o baile é importante para resgatar a cultura das marchinhas e dos grandes compositores, além de incentivar a criação de novos blocos. “Nosso objetivo é aproveitar a questão das marchinhas e começar a propor a criação de blocos nos bairros durante o ano, com a participação não só da terceira idade, mas também de jovens e adultos”, conta.

A animação da noite ficará por conta da veterana banda Trio em Transe, que também se apresentará nos outros dias do evento, porém com um repertório diferenciado do que será executado na sexta-feira. “O Trio em Transe é a única banda da região que se propõe a tocar essas marchinhas”, afirma Eufraudisio.

Para o vocalista do grupo, Nando Nicioli, é um orgulho poder participar do Carnaval da cidade. “É nosso quinto ano participando do evento e a expectativa é sempre enorme”. O vocalista adianta também que, entre as marchinhas que estarão no repertório do grupo, estão sambas como ‘Mamãe Eu Quero’ e ‘Alalaô’, conta.

O baile das marchinhas começa às 19h e deve se estender até as 23h. Diferentemente dos outros dias de evento, em que as apresentações acontecerão na Avenida Projetada, o baile será realizado no Espaço Cidadania – Avenida Ipiranga, 151, Centro. A entrada é gratuita.