‘Bloco das Orquídeas’ leva as mulheres à avenida para se divertirem com criatividade

Esporte e Lazer - Destaques

 

O desfile do bloco será na véspera do Dia Internacional da Mulher, que ganhará um tom festivo e diferente de comemoração no Varzealegria

A partir das 20 horas da próxima segunda-feira (7), a Avenida Projetada será palco do desfile das mulheres de Várzea Paulista, representadas pelo ‘Bloco das Orquídeas’, que participará das festividades do VarzeAlegria com o tema ‘Mulher sai do fogão e vem para diversão’.

Simbolicamente o atual momento das mulheres no Brasil é de vitória, já que foi eleita a primeira presidenta da história do país, enquanto há apenas doze no mundo. Isso, aliado com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8, resultará num desfile alegre e criativo, sem perder a oportunidade de comemorar vitórias e induzir reflexões. “Temos a parte lúdica dos festejos e estamos voltando ao Varzealegria com o bom humor peculiar do bloco. O momento nos permite comemorar conquistas e, ao mesmo tempo, gerar reflexões, entre elas, o compartilhamento das atividades domésticas com os homens. Podem esperar um desfile alegre e divertido do bloco”, afirma a coordenadora do Núcleo de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Várzea Paulista, Maria Imaculada Ferreira.

Criatividade e consciência ecológica

Os preparativos do ‘Bloco das Orquídeas’ estão em ritmo acelerado. As alegorias, fantasias e adereços foram pensados ecologicamente e confeccionadas de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis na produção de abada, que foi desenvolvido nas oficinas de alegoria. Apesar da grande variação de cores, o roxo, cor que representa o movimento das mulheres, predomina. As orquídeas podem ser identificadas em colares, chapéus e cores. Imaculada reserva algumas novidades para o dia do desfile. “Algumas homenagens e comemorações serão manifestadas somente no dia”, promete Imaculada em tom de surpresa.