Varzealegria terá ampla estrutura para shows e alimentação

Esporte e Lazer - Destaques

Evento terá praça de alimentação e barracas de artesanato. Cerca de 70 GMs e seguranças garantirão a segurança do público

A sétima edição do Varzealegria será realizada nos dias 4,6 e 7 de março. O evento, que virou marca registrada na cidade, terá shows de diversas bandas, companhia de teatro e o Bloco das Orquídeas, reforçando a tradição do carnaval de rua. Além dessas e outras atrações, a Prefeitura de Várzea Paulista está caprichando na estrutura e decoração do evento.

A festa conta com um palco na Avenida Projetada e outro no Espaço Cidadania, iluminação e equipamentos de som de alta qualidade e decoração bastante colorida tanto para a avenida, quanto para o Espaço Cidadania. Na praça de alimentação serão comercializados vários produtos tais como: salgados (fritos e assados), sobremesas, doces, lanches e refrigerantes. Para compor o quadro de diversidades, serão montadas cerca de 10 barracas com produtos artesanais como: bijuterias, biscuit, tapetes, guardanapos, flores artificiais e outras opções.

A segurança dos presentes também será garantida. Trabalharão em cada dia de festa 50 Guardas Municipais e 20 seguranças, que estarão distribuídos por todo o evento e terão o papel de garantir que ninguém entre no espaço com garrafas ou objetos que possam ser nocivos a outras pessoas. Na entrada da Avenida Projetada ficará de prontidão uma ambulância, caso alguém precise de socorro médico.

Prevenção

A Secretaria de Saúde, com o objetivo de promover um Carnaval de qualidade para todos os varzinos, participa ativamente dos preparativos, orientando o público sobre a importância do sexo seguro.

O Centro de Testagem e Aconselhamento em DSTs e AIDS (CTA) reforçou a quantidade de preservativos a serem distribuídos nesta edição. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira da Silva, a entrega de preservativos e a orientação aos munícipes acontecem ao longo do ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. “Todas elas promovem a distribuição de camisinhas durante o ano e também promovem o trabalho de orientação às pessoas que procuram informações. Recebemos em média de 14 a 15 mil unidades de preservativos ao mês”, afirma.

No Carnaval a demanda é maior, se comparada a outros períodos do ano. “Distribuímos preservativos em grande quantidade, cada um pode pegar de 20 a 30 unidades”, explica a coordenadora.

Nair esclarece ainda que as atividades da equipe do CTA vão seguir o fluxo da folia, iniciando os trabalhos de orientação no dia 04, quando haverá o Baile das Marcinhas, se estendendo aos dias 06 e 07. ‘O dia do baile é bem tranquilo. O público da melhor idade já conhece nosso serviço e está familiarizado com essa atuação”, expõe.

Além disso, materiais informativos serão distribuídos alertando a população quanto ao risco de contaminação pelo HIV e ressaltará a importância do sexo seguro, com o uso de preservativo em todas as relações sexuais. “Distribuiremos um leque, que trará instruções sobre contaminação, cuidados que as pessoas devem tomar e também orientará sobre os testes de HIV”, destaca.

A Secretaria de Saúde oferecerá ainda uma ambulância e equipe para promover o bem estar dos cidadãos, em caso de ocorrências médicas. “Uma ambulância será disponibilizada no início da Avenida Projetada, próxima à rotatória do supermercado, para atendimento dos que necessitarem”, afirma Nair.

O veículo estará equipado com uma maca e todo aparato para prestação de primeiros socorros. ‘A equipe será composta por 2 técnicos de enfermagem e um enfermeiro, mas não temos motivos para maiores preocupações, porque essa festa é bastante tranqüila em todos os aspectos. Em todos esses anos nunca houve ocorrência grave”, ressalta Nair.

O Várzealegria será realizado no Espaço Cidadania – Avenida Ipiranga, 161, Avenida Projetada, a entrada é gratuita.

Programação Varzealegria 2011

Dia 04/03/2011 – sexta-feira