Bloco das Orquídeas realiza oficina de confecção de fantasias

Desenvolvimento Social - Destaques

Iniciativa tem como objetivo transmitir a mensagem de que as mulheres têm o direito de se divertir e à liberdade de expressão          

‘Mulher sai do fogão e vem para a diversão’. Esse é o tema apresentado pelo Bloco das Orquídeas no Várzealegria que realizará sua 7° edição nos dias 4, 6 e 7 de março. Esse tema visa a conscientização da sociedade em relação aos direitos das mulheres, de um ponto de vista que vai além dos   direitos humanos, tendo em vista a qualidade de vida e a liberdade de expressão. As participantes do bloco já estão entrando no clima e no próximo sábado (26), promoverão oficinas para a confecção de alegorias e abadás que serão utilizados no figurino.
     
Serão realizadas duas oficinas. Uma delas de manhã, das 9h às 11h horas, na Associação de Moradores da Vila Real (Avenida Pacaembu, 3172); e outra à tarde, das 15h às 17h, no Espaço Cidadania (Avenida Ipiranga, 16, Centro). O objetivo da confecção de trajes especiais é transmitir a mensagem de que todas podem se divertir e fomentar outros valores, como de que os homens devem dividir deveres domésticos e participar da criação dos filhos.
        
Cuidar da casa e do e marido são algumas das obrigações que a mulher casada tem ao longo do dia, e por algum motivo não se permite à diversão. A coordenadora do Núcleo de Políticas para Mulheres, Maria Imaculada Ferreira da Rosa, acredita que um dos motivos seja a criação da mulher e o que lhes é ensinado, como a ideia de que ela cozinha, passa, limpa e o homem trabalha e mantém financeiramente a família.
       
Ao longo de suas conquistas a mulher obteve o direito do voto e de tomar pílulas anticonceptivas, além de se igualar profissionalmente aos homens e passar a chefiar suas famílias. “Infelizmente a sociedade ainda tem preconceito em relação à independência da mulher. Pensamos nas palavras de ordem do Bloco para despertar a sociedade e quebrar qualquer tipo de preconceito que haja em relação à mulher que trabalha fora, estuda, frequenta festas e aos maridos que ajudam nos afazeres de casa”, diz Maria Imaculada.
             
O Bloco das Orquídeas nasceu no ano de 2009, por meio do Núcleo de Políticas para Mulheres. Esse ano é o segundo em que ele participa do Carnaval de rua da cidade, se apresentando ao som do grupo Mulher da Capoeira Cordão de Ouro no dia 7, às 20 horas, na Avenida Projetada, ainda dá tempo de se inscrever para participar do Bloco, basta comparecer na recepção do Espaço Cidadania ou ligar no telefone 4606.0548. A entrada é gratuita.