Várzea capacita mulheres que atuarão no Núcleo de Políticas Públicas

Gestão Pública - Destaques

Projeto terá duração de um ano e ‘núcleo de referência’ deverá estar capacitado para formar o 1º Fórum de Mulheres de Várzea Paulista

O Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Várzea Paulista realizou mais um encontro na tarde de segunda-feira (21), no Espaço Cidadania. A reunião marcou a abertura do projeto que terá a duração de doze meses e visa formar o grupo de referência do núcleo, integrado por mulheres de várias secretarias da administração e de diversos segmentos da sociedade.
O desenvolvimento deste projeto faz parte do convênio firmado entre o Núcleo de Políticas para Mulheres de Várzea Paulista com a Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal. A supervisão será do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, que atua no trabalho de mobilização, organização, empoderamento, participação e articulação de grupos e segmentos populares, por meio de seu Programa de Direitos Humanos.
A educadora e coordenadora do IBEAC, Isabel Santos Mayer, explica que no primeiro momento estão estudando o plano de formação do núcleo. “Nesta primeira fase do projeto estamos acompanhando os desdobramentos das ações e posteriormente desenvolveremos um plano de atuação para fortalecer o grupo de mulheres que será referência do núcleo na cidade. Queremos trazer uma lente de gênero que mude a forma de ver as coisas por parte das mulheres”, completa Isabel.
A supervisão do IBEAC no projeto de Várzea Paulista conta também com a participação da coordenadora Vera Lion, que falou sobre o grande potencial que a mulher pode exercer na sociedade e, ainda, da responsabilidade do núcleo de referência ao final do projeto: “Ser mulher é poder fazer tudo sem aceitar limitações. Este grupo será responsável por formar o primeiro fórum de mulheres em Várzea Paulista e também por isso ele é muito especial”, lembra Vera, em tom de incentivo.
Os encontros servirão também para ampliar os espaços de discussão e conscientização dos direitos das mulheres, além de possibilitar a reflexão sobre os mais variados temas: política, preconceito, discriminação, saúde, educação, cultura, esporte, moradia e o poder da mulher no desenvolvimento da sociedade.
Para a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres de Várzea Paulista, Maria Imaculada, este é o início de um processo que, ao final de um ano, resultará em grandes mudanças. “Durante este ano estaremos reconhecendo desafios, contradições, necessidades, problemas, possibilidades, potencialidades e todas essas descobertas, ou redescobertas, serão transformadas em soluções para o grupo. Tenho absoluta certeza de que, ao final deste projeto, todas passarão de expectadoras das suas passividades para se tornarem protagonistas de suas vidas, por meio de um conhecimento amplo do universo feminino e da sua força e capacidade de influência no lugar onde vive”, incentiva Imaculada.