Projeto ‘Conto Encanto’ encerra segunda etapa

Esporte e Lazer - Destaques

Iniciativa promoveu o incentivo à leitura por meio do contato com os livros em sua primeira fase e terminou com o encanto das ‘histórias de boca’

O Projeto Conto Encanto ¬- desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e a Petrobras – foi concluído na tarde desta terça-feira (21), no auditório do Espaço Cidadania, após três meses de atividades.
 
Na primeira fase do projeto, o foco foi o livro, formando mais de cinquenta ‘mediadores de leitura’ em 2010, o que superou a estimativa de 20 participantes. A segunda etapa aconteceu nas duas últimas terças-feiras (15 e 22), com a realização da oficina ‘Histórias de Boca’, envolvendo os formandos do módulo de mediação de leitura. 
 
Os dois encontros da oficina foram divididos em turmas (manhã e tarde) e comandados pelas contadoras Vivian Catenacci e Leila Terra, responsáveis pela elaboração do curso de oito semanas para o projeto ‘Conto Encanto’. “A resposta positiva aconteceu na primeira fase, quando o foco foi o livro, a leitura, e isso construiu um solo fértil para estudos. Foi a partir desta fertilidade que nasceu o interesse dos mediadores e o desenvolvimento da segunda fase do projeto: a contação de histórias desprendida do livro, o que chamamos de histórias de boca”, explica Vivian.
 
A professora de educação física da APAE, Cristiane Marques, conta que as oficinas do projeto trouxeram uma espontaneidade que antes não tinha. “O projeto ‘Conto Encanto’ foi um estímulo muito grande à leitura e aos saberes e esta oficina de contar histórias nos ensinou que devemos ser espontâneos, estarmos dispostos internamente para contar uma história. Esta naturalidade está acima da estrutura do ambiente, que é importante, mas podemos contar histórias em qualquer lugar, basta haver disponibilidade de quem conta e de quem ouve”, comemora Cristiane.