Os treinos são realizados no Campo do Jardim Paulista e levam em consideração as características de cada jogador e a inclusão social
As atividades esportivas de Várzea Paulista voltaram a todo vapor no início do mês de fevereiro. O público apaixonado por futebol de campo que tem entre 8 e 21 anos pode participar das aulas realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã, das 8h às 11h; e à tarde, das 14h às 17h, no campo do Jardim Paulista.
O chefe de esporte amador de Várzea Paulista, Serafim Julio da Silva, destaca que as aulas das escolinhas de futebol, além de proporcionar o treino do esporte, são sinônimos de inclusão social. “Além de trabalhar o futebol, elas têm o objetivo de tirar os meninos das ruas e das drogas e fazer com que eles ocupem os campos. Entretidos com o esporte, eles não vão se envolver com a violência”, destaca.
Serafim afirma também que para participar das atividades é necessário fazer inscrição previamente. “Todos podem participar. Até os meninos menores podem vir. Eles devem apresentar documento de autorização de seus pais”, afirma.
Ele ressalta que o tempo de treinamento da garotada varia de acordo com a idade. “Os meninos de 8 a 12 anos fazem um jogo de menor duração, com dois tempos de 15 minutos, por exemplo. Já os maiores, que têm mais condições físicas e correm mais dentro do campo, fazem jogos mais longos”, informa.
O responsável pelo esporte amador no município destaca ainda que deve ser observado o perfil de cada esportista. “Normalmente, indicamos os menores para jogarem futebol de salão porque o tempo de prática é mais curto e acompanha o ritmo de condicionamento deles. Já os meninos maiores se dão bem no futebol de campo”, explica.
Praticantes
O País tem tradição no futebol e muitos garotos sonham com o dia em que serão profissionais do esporte. Os meninos que participam das aulas de futebol de campo em Várzea Paulista não são diferentes. “Quando os três campos estavam em funcionamento, tínhamos cerca de 360 meninos treinando conosco”, relembra Serafim.
A garotada é bastante entusiasmada com os treinos e se diverte no período em que está em campo. Praticante do esporte há dois anos, Riquelme Biara Borburema, de 10 anos, vê no futebol sua paixão. “Sou corintiano. Gosto de futebol e meu ídolo é o Dentinho porque ele joga no Corinthians e eu tenho o dente igual ao dele”, brinca.
Já Gabriel Alves dos Santos, que também tem 10 anos, começou a treinar há pouco tempo, mas já aponta seu preferido e sabe em quem se espelhar para ser o melhor jogador. “Treino aqui tem um mês e duas semanas e sou fã do jogador Lucas do São Paulo, que é meu time. Gosto dele porque ele é novo, tem 18 anos e é bom. Ele tem futebol pra ensinar”, afirma.