Prefeitura oferece treinamento para guardas municipais

Governo e Administração - Destaques

Curso é promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor e aborda os procedimentos práticos da rotina dos profissionais de segurança pública

A EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), em parceria com a Guarda Municipal, realizará a partir do dia 14 de março, um treinamento para os agentes de segurança pública do município. O curso é realizado anualmente e tem como objetivo atender os requisitos legais do decreto regulamentador do Estatuto do Desarmamento, que determina regras para o porte de arma em serviço, e melhorar os serviços prestados pela Guarda Municipal à população varzina.

As disciplinas a serem aplicadas são de caráter teórico e visam a aprimorar os procedimentos práticos utilizados na rotina dos profissionais da segurança pública, como normas de segurança de armamento e tiro, direito e gestão ambiental, direção defensiva, direito penal, administrativo e processual, ética geral e profissional, sistema único de segurança pública, estatuto do desarmamento, história dos policiais e guardas municipais no Brasil e curso de informática básica. “Todas essas disciplinas terão como foco a garantia dos direitos humanos para evitar injustiças. O treinamento é importante, pois quanto mais qualificação o agente busca, melhor poderá atender a comunidade”, diz o secretário de Segurança Pública, Cacilando Neres de Almeida.

Em 2010, participaram do curso 40 guardas municipais e neste ano 69 profissionais passarão pelo treinamento, que terá duração de 80 horas. Farão parte do quadro de instrutores os guardas municipais da própria instituição com formação técnica e experiência na área.