Valor do Esporte oferece aulas gratuitas de tênis para crianças de baixa renda

Esporte e Lazer - Destaques

Desenvolvida desde 2008, iniciativa atende 60 crianças e jovens entre 6 e 16 anos nas quadras do Parque das Orquídeas

O projeto esportivo e social Valor do Esporte, iniciativa dos irmãos Emerson e Elton Lima, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista e empresas colaboradoras, oferece aulas de tênis de campo gratuitas para crianças e jovens entre 6 e 16 anos de baixa renda. Desenvolvido desde março de 2008, o projeto possibilitou o acesso dos varzinos a um esporte que é considerado de elite. Atualmente, 60 crianças comparecem todos os dias ao Parque das Orquídeas para participar dos treinos.

O idealizador do projeto e treinador de tênis, Emerson Lima, além da vontade de ajudar os mais carentes, destaca-se como treinador de tenistas brasileiros renomados, como Júlio Silva, Tiago Alves, Rogério Dutra e até da revelação Thomaz Bellucci. “Iniciei no tênis como catador de bolinhas e isso me rendia algum dinheiro. Depois fui percebendo que conforme eu fosse evoluindo no esporte, meus rendimentos aumentariam, isso me estimulou e fez com que me dedicasse ao tênis, que é minha paixão”, conta.

Lima, que tem 23 anos de experiência no esporte, inclusive internacional, por ter atuado em torneios na Europa, entusiasma-se quando fala das turmas. “É um trabalho que acontece todos os dias e tem como característica a disciplina. Além da atividade esportiva contribuir para a qualidade de vida das crianças, formamos cidadãos e isso é essencial para nós”, ressalta Emerson.

Ele afirma ainda que tem como objetivo formar jogadores de nível profissional  e a característica que não pode faltar ao praticante é a determinação.“Eles têm tudo: material, raquetes, bolinhas, oferecemos lanche e é essencial que tenham força de vontade para praticarem o esporte. Além disso, é importante que eles tenham bom desempenho escolar, acompanhamos as notas de todos”, explica.

Destaques

As crianças que treinam tênis de campo em Várzea Paulista têm prazer em praticar o esporte e dedicam horas de seu dia para a atividade. O treinador acredita que o espaço do parque seja a extensão da casa da garotada. “Hoje, na realidade, acho que aqui é uma segunda casa deles. Acredito até que seja para muitos a primeira, pois passamos muitas horas juntos”, relata Emerson Lima.

A alegria do tenista é refletida através de suas “pupilas” juvenis, como ele define. Thais Gomes Evangelista, 8 anos, é a tenista prodígio. A garotinha treina desde os 5, quando as atividades do Projeto começaram. Ela conta que não teve dificuldades para aprender. “Eu não achei nada difícil, foi tudo fácil pra mim desde o começo”.
O treinador é testemunha da habilidade da menina, enfatizando que é uma revelação e que participou do Torneio Valor do Esporte no ano passado, quando foi campeã. Thais é dedicada. Treina cerca de 3 horas por dia e conta que quer se tornar tenista profissional, revelando que o que mais gosta nos treinos é a interatividade com os demais meninos e meninas. “Eu gosto de fazer as aulas porque meus amigos jogam comigo”, diz.

Luis Carlos Galindo tem 9 anos e é visto como outro talento natural para o esporte, mas admite que teve uma dificuldade no início da prática. “No começo não sabia sacar, depois fui melhorando”, avalia. No ano passado o garoto foi campeão na categoria 10 anos do “Oniodonto Open”, que aconteceu no Tênis Clube Jundiaí. “Treino duas horas por dia e quero ser tenista profissional”, conta sorridente.

Inscrições

As inscrições para as aulas de tênis no Parque das Orquídeas começaram no dia 03 de janeiro e prosseguem durante o decorrer do ano, sem prazo para encerramento. O treinador salienta que as vagas são ilimitadas. É exigido que a criança esteja matriculada na rede municipal de ensino e os critérios de avaliação são idade e nível técnico.

Serviço:
Parque das Orquídeas