Conto Encanto promove oficina de ‘histórias de boca’

Educação - Destaques

Edição é destinada aos mediadores de leitura formados em 2010 pelo projeto de contação de histórias

O Projeto Conto Encanto, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista, convoca todos os mediadores de leitura formados nas oficinas realizadas em 2010 para uma oficina de ‘histórias de boca’ (contação de histórias), que acontece na próxima terça-feira (15) e segue na semana seguinte (22), na Biblioteca Municipal Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini.

Realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Petrobras e o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, o Conto Encanto tem o objetivo de incentivar a leitura por meio de mediadores de livros.
Para que eles possam desenvolver os trabalhos em suas comunidades, o projeto adquiriu 1,5 mil exemplares de literatura infanto-juvenil, que circulam em baús de leitura e no ônibus-biblioteca.

Dividido em duas fases, o Projeto formou cerca de 50 mediadores de leitura com oficinas de contação de histórias comandadas pelas contadoras Vivian Catenacci e Leila Terra. Em sua segunda etapa, envolveu a realização de quase 200 atividades de leitura, desenvolvidas pelos mediadores formados nas oficinas em seus locais de trabalho (escolas, CRAS, CREAS e APAE).

Nesta edição, com a contadora Vivian Catenacci, os mediadores terão uma introdução sobre a contação de histórias sem o apoio do livro, que são as ‘histórias de boca’. Para ela, a biblioteca da cidade se transformou em um espaço muito importante para os cidadãos. “O projeto transformou a biblioteca municipal em um solo fértil para estudos e esta nova oficina comprova isto”, diz.

As oficinas de ‘histórias de boca’ acontecem nos dias 15 e 22 de fevereiro, em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Esta edição é destinada apenas aos mediadores de leitura formados na edição anterior.