População aprova mudança da mão de direção na Rua José Dias de Castro

Trânsito - Destaques

Comerciantes são beneficiados com a medida, que deu mais visibilidade aos estabelecimentos

No segundo semestre de 2010, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, alterou a mão de direção da Rua José Dias de Castro. A medida, que visa desafogar o fluxo de veículos da Avenida Fernão Dias Paes Leme, principal via de acesso da cidade, e também proporcionar maior comodidade aos motoristas que trafegam pelo local, está sendo bem avaliada pela população varzina.

Segundo o agente de trânsito Oseas Cardoso Martins, foi necessária a criação de um sistema binário. Desta forma, criou-se mais uma opção de acesso para os motoristas que desejam se deslocar até os bairros Jardim Mirante, Cruz Alta, região do Mursa e Rodovia Anhanguera. “Antes os veículos desciam a Rua José Dias de Castro. Agora, com a alteração para subir a via, Várzea Paulista tem mais uma alternativa de locomoção para essas regiões, desafogando o congestionamento da Avenida Fernão Dias em horários de pico”, afirma.

O motorista Edivaldo José da Silva utiliza a avenida diariamente e conta que observou melhorias ao transitar pela via. “Eu uso a avenida todos os dias, o trânsito melhorou e está mais tranqüilo. Deu uma desafogada”, diz.

Os comerciantes da Rua José Dias de Castro comemoram a medida. Seus estabelecimentos foram beneficiados pela mudança na direção do trânsito. Cristiana Aparecida da Silva Santos é lojista da via e afirma que a visibilidade do seu estabelecimento aumentou. “Nosso movimento cresceu cerca de 80%. As pessoas que pegam a rua para ir para a Rodovia Anhanguera agora têm maior possibilidade de ver nossa loja. Foi muito positivo para nós”, avalia.

O mecânico Maikson Vieira Santos declara que também constatou aumento de clientes em seu comércio. “Aqui o aumento foi de uns 60% em relação ao que tínhamos antes. O trânsito desafogou na avenida e os motoristas sobem para José Dias de Castro e vêem nosso estabelecimento, optando por fazer o serviço aqui. O movimento aumentou bastante”, explica.