Estudante de Várzea Paulista publica primeiro livro

Educação - Destaques

A adolescente Melissa Souza, 16 anos, autora de “Momentos de Delírios” escreve para público jovem

Nesta quarta-feira (19), a estudante da escola estadual Professor Marcos Alexandre Sodré, Melissa Souza, de 16 anos, esteve na biblioteca municipal de Várzea Paulista apresentando sua primeira publicação: o livro “Momentos de Delírios”.

A obra, composta de 160 páginas, conta a história de dois adolescentes: Eduardo, conhecido como Duda, de 18 anos, e Verônica, de 16, que acabam se envolvendo numa relação amorosa durante o enredo. “O Duda é um garoto disciplinado, voltado aos estudos e à família. Já a Verônica é uma menina que gosta de baladas e não tem muito compromisso com os estudos. Essa é a  diferença de comportamentos que faz com que eles se atraiam”, explica Melissa.

O livro aborda questões polêmicas que estão presentes na vida de adolescentes e jovens. “Muita coisa vem da minha imaginação, mas também grande parte do livro é inspirada em histórias vivenciadas por meus amigos”, conta a autora.
As situações que envolvem esse período de descobertas na vida das pessoas inspiram a escritora juvenil. “Eu leio bastante, me considero uma pessoa informada, e, além disso, as experiências das pessoas que estão ao meu lado são fontes para o material que escrevo. Assim, no livro há espaço para a questão da dependência de drogas e bebidas, gravidez na adolescência, paixão pela velocidade, homossexualismo e até mesmo AIDS”, relata.

Primeiras letras
Melissa conta que desde os 7 anos, quando aprendeu a escrever dedica-se a essa prática. “Quando aprendi a escrever aos sete anos já escrevia diários. Com nove anos visitei pela primeira vez a biblioteca e me apaixonei pela leitura. Desde então, escrevo minhas próprias histórias”, lembra.
Aos 12 anos, a estudante já desenvolvia histórias. “Eu sempre dizia aos meus amigos que publicaria um livro. Corri atrás das editoras e entrei em contato com essa que é de São Jose dos Campos pela internet. Foi tudo negociado por e-mails que trocamos”, conta.
Ao falar das expectativas para o futuro, Melissa, que cursa no momento o terceiro ano do ensino médio, conta que deseja formar-se em Psicologia, mas não pretende deixar a paixão pela escrita de lado.
O secretário de Educação, Luciano Braz Marques é um dos incentivadores da jovem. “Essa é uma ocasião em que podemos mostrar que Várzea Paulista tem muita gente valorosa, que tem talentos. Ser uma escritora nos tempos de hoje é um exemplo para que a juventude possa cultivar o hábito de ler. A capacidade e o potencial devem ser valorizados e socializados”, afirmou o secretário.