Secretaria de Educação ministra mini-cursos para professores da rede municipal

Educação - Destaques

Psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos orientarão professores sobre um “olhar diferenciado” para as crianças

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista está oferecendo mini-cursos aos professores da rede municipal, que em decorrência de sua data de admissão não têm o direito às férias. Ao todo, 105 profissionais encontram-se nesta situação. Os cursos que começam nesta segunda-feira (17) seguem até o dia 21 (sexta-feira), no Espaço Cidadania.
Segundo a supervisora do departamento de educação, Cilene Maria da Silva, os trabalhos com os professores estão acontecendo desde o dia 10 de janeiro, com a realização do Projeto Férias na Escola e a semana de palestras vem a complementar todo o trabalho desenvolvido. “Preparamos uma programação para que o professor não ficasse ocioso nas escolas nesses dias de recesso escolar, então numa semana participaram do Projeto Férias na Escola e agora participarão dos cursos que abordam temas diferenciados e importantes”, afirma.
A iniciativa conta com a participação da equipe da Companhia da Escola e, nos três primeiros dias, abordará o tema “O Olhar Diferenciado do Professor para a Criança”. Psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos farão palestras no sentido de direcionar o comportamento dos professores perante os alunos dentro da sala de aula. “Essa semana é fundamental para que o professor tenha um norteamento sobre como funciona o sistema de educação no qual está inserido, que saiba que existe integração entre as secretarias de Educação e Saúde também”, salienta Cilene.

Nutrição e Saúde
Na quinta-feira, o tema do curso será a merenda escolar. A nutricionista Raquel Sene, que avaliou o cardápio das escolas e elaborou uma cartilha sobre nutrição voltada às crianças, ministrará palestra sobre o assunto. “Foi observado que as crianças estão sofrendo com problemas como a obesidade, então, é importante que os professores se conscientizem e  orientem as crianças sobre como elas podem se alimentar de maneira saudável dentro da escola”, lembra Cilene.
Na sexta-feira, os professores entrarão em contato com as questões burocráticas da profissão. A Secretaria de Gestão Pública, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, ministrará palestra sobre o Estatuto do Magistério, quando entrarão em pauta temas como direitos e deveres e também questões relacionadas à saúde do profissional.