“Férias na escola” anima crianças na Vila Real

Educação - Destaques

A garotada da EMEI Juvelina Pereira da Silva agitou a escola na tarde desta segunda-feira (10) com o Projeto Férias na Escola, que teve início pela manhã e prossegue até o dia 14 de janeiro.

O Secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer de Várzea Paulista, Luciano Braz de Marques, ressalta a importância da iniciativa. “O objetivo do projeto é poder proporcionar às crianças, neste período de férias, uma ação que envolva esportes e brincadeiras dentro do ambiente escolar, com diretrizes pedagógicas, sempre visando uma boa condução das atividades realizadas”, destaca.

Com diversas opções de lazer como jogos de xadrez e damas, cinema, sala de desenho, recorte e colagem e brincadeiras com massinhas de modelagem, as crianças puderam entreter-se de maneira agradável no ambiente escolar.

O secretário comenta sobre a boa recepção do jogo de xadrez entre as atividades escolares. “O xadrez vem sendo bem desenvolvido nas escolas diariamente. Existe uma aceitação e um envolvimento muito grande dos alunos, é interessante observar. Isso é muito bom, já que é um jogo que desenvolve o intelecto”, explica.

Julia Vieira Gomes, 6 anos, ainda não é aluna da escola, mas revela-se cheia de expectativas para este ano. “Eu não estudo aqui ainda, estava no pré, vou estudar esse ano. Gosto dessa escola. Eu vim hoje porque eu gosto de brincar e adoro desenhar”.

Além das possibilidades de entretenimento ligadas à arte e jogos que desenvolvem o raciocínio, as crianças mais voltadas às atividades físicas puderam participar de jogos de futebol, vôlei, basquete e também pular corda.

Patrick Gomes da Fonseca, 5 anos,  e a irmã Estefany, 6, vieram juntos e cada um se diverte a seu modo. “Gosto muito de brincar e jogar bola, aqui tem meus amigos, minha irmã veio comigo”, conta alegre.  A menina disse que gosta de estar na escola. “Hoje eu vim pra brincar de boneca e pular corda”.

Professoras

As professoras são unânimes em afirmar que esta iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Educação, é uma forma de trazer às crianças do bairro uma forma de entretenimento fora das ruas.

A professora do primeiro ano do ensino fundamental da EMEI, Flavia Simões de Moura, ressalta a importância do projeto. “Acho importante, pois este bairro é pobre e, com essa ação, as crianças têm opção de lazer dentro da escola. Isso é ótimo”.

Professora de educação infantil na CEMEB Juvenal Candido da Silva, no Jardim Buriti, Mirtes Marçal veio até a escola da Vila Real para acompanhar as recreações. “Acho importante dar oportunidades para que as crianças façam coisas diferentes. Normalmente, nesse período de férias, elas ficam nas ruas empinando pipas e andando de bicicleta, não têm opções. É bom que possam estar na escola brincando de outras coisas”, avalia.

Professora da 4ª série na EMEF São Miguel Arcanjo, no Jardim América IV, Luciana de Oliveira Cunha também participou das atividades do projeto e considera outro fator: pais que trabalham durante o dia, e, que não podem estar com os filhos. “Os pais trabalham fora, não podem acompanhar o que os filhos estão fazendo. Então, essa é uma oportunidade para que as crianças saiam das ruas. Neste período, as creches também não funcionam e os pequenos não têm com quem ficar“, expõe.