Várzea Paulista oferece opções de lazer nas férias de verão

Esporte e Lazer - Destaques

Com o início das férias de dezembro, a procura por opções de lazer, cultura e entretenimento aumenta. Ficar em casa nas férias é uma tarefa difícil e, muitas vezes, a diversão pode custar caro para quem procura distração em outras cidades ou recorre às atrações pagas. Em Várzea Paulista, a população pode desfrutar das opções de lazer da própria cidade, que podem ir desde uma viagem pela Internet, nos Telecentros, até uma delicioso passeio pelos quatro orquidários da Cidade das Orquídeas.

-Parque Ecológico Chico Mendes
O primeiro Parque Ecológico da Cidade conta com uma estrutura ampla com uma área de 133.385 m², dos quais 51.370 mil m² são de mata nativa com características de mata ciliar e atlântica, tendo entre as espécies catalogadas árvores como Ypê, Jequitibá e Acácia Mimosa. Para os amantes de esportes, o parque conta com duas quadras de areia, futsal e basquete, além de uma pista de skate, que no período de férias fica disponível para toda a população durante todo o dia.
Endereço: Rua Arujá, 276, Jardim América II.

-Parque das Orquídeas
Uma boa opção para os fãs de esportes como futsal, vôlei, basquete e também tênis de campo. O Parque das Orquídeas fica localizado no antigo aterro sanitário da cidade e conta com 2 quadras de areia, 2 de futsal, 1 de vôlei e basquete e 1 de tênis. Além de opções esportivas o parque tem uma estrutura para churrasco, com churrasqueira e um salão.
Horário e dias de Funcionamento: De segunda à segunda, das 8 às 17h30.
Endereço: Rua Francisco José Santana, 140. Jardim América IV.

-Praça da Bíblia
Um espaço agradável e de fácil acesso, devido a sua localização na região central da cidade, a Praça da Bíblia é uma ótima opção de lazer para a família inteira. Os mais velhos podem se entreter com as mesas de jogos de tabuleiro e carteado, espalhadas pelo entorno da praça. Já as crianças, tem muito espaço para suas brincadeiras e os amantes de esportes radicais desfrutam das manobras proporcionadas pelas rampas da pista de skate.
Endereço: Avenida Costa e Silva, S/Nº – Jardim Primavera

-Ginásios
Aqueles que não deram férias a sua vida esportiva não vão ter problemas com a falta de lugares para treinar. Os ginásios de esporte continuam em pleno funcionamento no período das férias, garantindo a prática de diversos esportes e atividades físicas em suas quadras poliesportivas. Para utilizar esses espaços, é recomendável o agendamento prévio ou por telefone, com a secretaria de cada ginásio.
Horário de Funcionamento dos três ginásios: De segunda à sábado, das 8 às 22 horas.
Ginásio Ayrton Senna
Endereço: Rua Aristides Nivoloni, 240. Jardim Maria de Fátima.
Ginásio Vila Popular
Endereço: Rua Santa Catarina, s/nº. Vila Popular.
Ginásio Jordão Dias Fernandes
Endereço: Rua Portugal, s/nº. Jardim Promeca

-Biblioteca
Com 13 mil títulos para todas as idades, a Biblioteca Municipal, localizada no Espaço Cidadania, costuma ser uma das opções mais procuradas de cultura e entretenimento no período das férias. Um espaço agradável para leitura, oferece uma área exclusiva para crianças e um acervo em braile. Para ficar sócio basta apresentar o RG, um comprovante de residência e uma foto 3×4, diretamente na biblioteca.
Horário de Funcionamento: De segunda à sesta, das 8 às 17 horas.
Endereço: Avenida Ipiranga, 151, Centro.

-Telecentros
Para aqueles que gostam de estar conectados com o mundo, a cidade conta com cinco Telecentros, que oferecem, gratuitamente, cursos de capacitação e também acesso livre à internet com banda larga. Para utilizar os Telecentros, é preciso ser residente em Várzea Paulista e fazer um cadastro no próprio local.
Endereços e horário de funcionamento:

Espaço Cidadania
Endereço: Avenida Ipiranga, 151 – Centro
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 8 às 18 horas
Centro de Educação Ambiental – CEA
Endereço: Avenida Guarujá, 276, Jardim América II.
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 8 às 14 horas
Ginásio da Popular
Endereço: Rua Santa Catarina, s/nº, Vila Popular.
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 8 às 14 horas.

-Orquidários
Nada mais agradável do que um passeio pelos orquidários da Cidade das Orquídeas. Com milhares de espécies, os produtores varzinos encantam a todos com as suas estufas. Os visitantes do Biorchids, podem se informar sobre as espécies em extinção reproduzidas em seus laboratórios. Quem for visitar o Flores Vivas, deve conferir a beleza das Vandas, orquídeas tailandesas, que ficam suspensas sob um lago artificial. Já no Emanuel, destacam-se os diversos tipos de Bulbophilum e no Fioresi, há as Cathleyas e Laelias Shillerianas, orquídeas raríssimas.
-Fioresi
Contato: Visitas podem ser agendadas pelo telefone 4606-1719
-Biorchids
Contato: 4606-3703
Endereço: Estrada do Mursa, 620, Bairro do Mursa.
-Flores Vivas
Contato: 4595-5942
Endereço: Av. Arariva, 715, Bairro Portal
-Emanuel
Contato: 4596-7194
Endereço: Rua Celestino Catroviejo, Vila Paraíso

-Serra do Mursa
Integrante do conjunto Serra dos Cristais, a Serra do Mursa é muito rica no que diz respeito a sua fauna e flora. Lugar ideal para quem curte uma caminhada ao ar livre, respirando o ar puro, a serra é reduto de esportistas radicais, que praticam downhill, paraglyder,entre outras aventuras. Para chegar, basta seguir pela estrada do Mursa, sentido da região leste do município.