Jovens recebem certificado do Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital

Desenvolvimento Social - Destaques

Em nove meses de curso, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas

Na última quarta feira (15), o projeto Laboratório Social e Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista em parceria com a Petrobrás, formou 214 alunos nos cursos de informática básica e audiovisual. Na ocasião foram apresentados os produtos desenvolvidos pelos jovens, como o jornal Lab Notícia, o Mais Jovem, o Portal da Juventude – site desenvolvido pelos alunos durante o curso, além do vídeo reportagem “O olhar da juventude de uma jovem cidade”, que mostrou o que pensam os moradores de Várzea Paulista sobre o município.
O projeto, fruto das diretrizes apontadas pelos jovens varzinos durante II Conferência de Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista, foi implantado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central em abril deste ano. Ele faz parte do eixo da Economia Solidária, e visa, por meio da capacitação dos adolescentes, criar futuras cooperativas de comunicação que possam ser implantadas nas quatro regiões da cidade.
Através de uma parceria com a Petrobrás, a Prefeitura conquistou R$ 200 mil para investir em equipamentos que pudessem proporcionar aos jovens um espaço de debate e reflexão através da inclusão digital. “Este é um grande passo para que possamos pensar as políticas públicas para a juventude na cidade”, afirma a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Giany Povoa.
Em nove meses de projeto, pelo menos 500 pessoas, entre jovens e adultos, foram atendidos e tiveram contato com diversos programas de software livre, além de aprenderem sobre produção midiática. “Foi muito bacana participar. Aprendemos várias coisas que nunca imaginávamos aprender, como por exemplo, a produção de um jornal. Isso nos ajudou muito a pensar sobre como poder reclamar o que precisamos para nós”, diz a jovem Pollyanna Soares, que apresentou as produções aos presentes.

Para o vice prefeito Lula Raniero, a oportunidade oferecida aos jovens demonstra a preocupação da atual gestão com o que a juventude espera da cidade. “Estamos acostumados a dizer que a juventude é o futuro do país. Eu acredito que eles não são o futuro, e sim o presente. Por isso, se queremos construir uma cidade melhor, temos que investir na nossa juventude”, conclui.
Para conhecer os produtos desenvolvidos pelos jovens durante o curso, acesse: www.labdigitalvzp.blogspot.com ou www.portaldajuventude.wordpress.com – o site ainda está em construção e em breve estará instalado na página oficial da Prefeitura.