Projeto de intercâmbio “Nossa Horta” recebe selo Escolas Irmãs 2010

Educação - Destaques

Trabalho desenvolvido na escola Edith Schineider é referência nacional

Como resultado de um trabalho conjunto entre comunidade, escola e governo, o projeto Nossa Horta, implantado na escola municipal Edith Schneider recebe, no próximo dia 16, em Brasília, o selo Escolas Irmãs 2010. Desenvolvido desde abril, o Nossa Horta proporcionou a 150 alunos da 3º série um trabalho de intercâmbio com a escola argentina Raíces y Alas, de Belen de Escobar, na Argentina.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques foi destacado pelo Comitê de Concessão do Governo Federal por ter contribuído com uma gestão democrática, inclusiva e participativa, por ter estabelecido um programa de intercâmbio internacional com uma das escolas de sua rede.  “Esta homenagem é o reflexo de um trabalho conjunto que ampliou os horizontes dos alunos e também dos educadores”, diz o secretário.
Parceria entre o Governo Federal e os Municipais interessados, o projeto ‘Escolas Irmãs’ existe desde 2003. Foi apresentado pelo Frei Beto, ex-assessor especial da Presidência da República, com o objetivo de aproximar escolas de comunidades com realidades diferentes, como tornar ‘irmãs’ unidades rurais, urbanas, indígenas, remanescentes quilombolas, públicas, particulares, de diferentes regiões do país.
Hoje, Várzea Paulista é uma das 514 integrantes do projeto, no entanto, é pioneira na parceria com uma escola internacional. Implantado inicialmente na escola municipal Edith Schineider, o programa trouxe aos alunos o projeto Nossa Horta, que consiste no ensino da língua estrangeira através de atividades de plantio de hortaliças. “Adaptamos o projeto Escolas Irmãs e ampliamos o ensino da língua espanhola a partir da horta. O trabalho, desenvolvido desta forma foi além das expectativas e proporcionou uma interação cultural muito maior que a simples troca de correspondências”, explica Luciano.
Para o próximo ano, o objetivo é passar informações aos “irmãos” argentinos sobre o cultivo de orquídeas desenvolvido na cidade. “Queremos ainda estender o projeto a outras escolas municipais da cidade, realizando intercâmbios tanto com escolas brasileiras, quanto com escolas de outros países”, finaliza.