Várzea conquista mais R$ 5,1 milhões do PAC 2

Finanças - Destaques

Depois de ter cerca de R$ 20 milhões aprovados pelo PAC 2, para projetos de infraestrutura e saneamento básico, a Prefeitura de Várzea Paulista conquistou mais R$ 5,1 milhões para a área da saúde e construção de uma praça. O prefeito Eduardo Pereira esteve em Brasília, nesta segunda-feira (6), em um ato que reuniu representantes de estados e cidades beneficiados pelo programa, quando foram confirmados os repasses para Várzea.

Os projetos selecionados preveem a construção de novos prédios para três Unidades Básicas de Saúde da cidade, estando elas localizadas nos bairros Vila São José e Santa Terezinha e Cidade Nova II. Serão repassados R$ 400 mil para a construção de cada uma. “Elaboramos projetos para contemplar diversas áreas e estamos conseguindo atingir a essa meta, assim como todos os outros municípios brasileiros que estão aderindo às parcerias com o Governo Federal”, diz o prefeito Eduardo.

De acordo com o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, o município já possui o número de UBS necessário para garantir atendimento em todos os bairros e também se enquadra no parâmetro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, que estabelece como ideal uma UBS a cada 10 mil habitantes. “Várzea possui 12 UBS, o que significa que estamos acima do parâmetro da OMS. Por isso, nossa meta é investir na melhoria do atendimento e aumento dos serviços prestados, melhorando a estrutura das unidades já existentes”, informa.
A UBS da Vila Santa Terezinha, por exemplo, funciona em um prédio alugado e com uma estrutura reduzida, de uma UBS tradicional. A unidade do bairro Cidade Nova II também requer uma nova estrutura, por atender uma região com grande densidade demográfica, contando com 12 mil habitantes, assim como a UBS da Vila São José, cujo prédio já apresenta estrutura defasada.
Com a construção de novos prédios, as três UBS passarão a ter ampliação ou inclusão de atendimento em saúde bucal, assistência farmacêutica, práticas complementares (Lian Gong, Shantala e Massoterapia) e equipes de saúde da família e atendimento comunitário, serviços que são inviáveis nas atuais estruturas.

UPA
Além da verba destinada para as novas UBS, o município conquistou R$ 2 milhões para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que ampliará a capacidade de endimento de urgência de média e baixa complexidade. O prédio será anexo ao HC, que hoje é responsável por esse tipo de atendimento. “Nosso objetivo é ampliar esses atendimentos e garantir ma qualidade cada vez melhor no atendimento. Além disso, teremos mais espaço no HC para oferecer outros serviços”, avalia o Tofani.
O Governo Federal ainda repassará R$ 175 mil mensais para serem investidos no custeio da UPA.

Praça do PAC
A cidade também foi beneficiada na área do lazer e receberá recursos para a construção da Praça do PAC. Serão repassados R$ 1,9 milhões para sua construção em uma área de 3 mil m², que terá biblioteca, telecentro, cinteatro, quadra coberta, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, sala criança, pista de caminhada, entre outros aparelhos.

Infraestrutura e Saneamento

Em novembro, o Governo Federal anunciou a lista de projetos e  selecionados na área de saneamento básico e infra-estrutura urbana, da segunda fase do PAC.  A Prefeitura de Várzea Paulista conquistou cerca de R$ 20 milhões, que serão investidos na conclusão da pavimentação das ruas dos bairros Jardim América II, III e Jardim Paulista, com um investimento de R$ 8.320.00,00.
Outro projeto que será viabilizado com a verba do PAC 2 é a drenagem do córrego Bertioga. A realização prevê implantação de um reservatório para amortecimento de cheia. A União repassará cerca de R$ 10 milhões para a obra, que conta também com um parque linear ao longo do córrego.
O núcleo Siriema, uma área de ocupação irregular em espaço público, que abriga 75 famílias, será urbanizado, através de R$ 1.280.000,00 do PAC 2. Várzea ainda receberá verba para elaboração do plano municipal de saneamento básico e para o projeto de coleta seletiva.