Defesa Civil de Várzea Paulista inicia Operação Verão

Governo e Administração - Destaques

Secretarias se unem para evitar ocorrências e orientar população sobre o período de chuvas

A Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC) iniciou nesta semana o trabalho da ‘Operação Verão’, que tem como objetivo prevenir ocorrências durante o período de chuvas através de monitoramento e do apoio da população.
A coordenação envolve diversas secretarias. As de Obras, Segurança Pública, Gestão Pública, Trânsito, Comunicação, Assistência Social e Infraestrutura estão ligadas diretamente na operação. Já a Saúde e Educação atuam no suporte, providenciando abrigo, caso necessário, e atendimento, respectivamente. A COMDEC, vinculada à Guarda Municipal, realizará visitas de reconhecimento nos locais de possíveis ocorrências.
Com a situação das áreas de risco considerada estável em Várzea Paulista, a Defesa Civil está preparada para desenvolver ações preventivas, com o acompanhamento da previsão meteorológica, medição dos índices pluviométricos diários e realização de vistorias técnicas em áreas sujeitas a risco. “Este planejamento estratégico é importante para avaliarmos os pontos críticos da cidade e trabalhar na prevenção de ocorrências”, informa Cícero Petrica, Secretário de Obras e coordenador técnico, responsável por atender ocorrências que envolvem deslizamento de terras e sinais de ocorrências, que envolvem riscos construtivos.
Os moradores de cada área também podem colaborar com a prevenção, adotando medidas que evitem possíveis deslizamentos e ficando atentos aos sinais indicadores de ocorrências, como rachaduras em paredes, canaletas e escadarias; muros, árvores e postes inclinados; terrenos afundados, formando degraus e surgimento de olho d’água.
Nestes casos, a população deve avisar a Defesa Civil, que atende ocorrências 24 horas, pelo telefone 0800 770 0811.

O que fazer em dias de chuvas
Se você mora em locais com encostas e morros, siga essas dicas para evitar deslizamentos
– Plante grama e capim nas encostas, que se tornam camadas de proteção, evitando deslizamentos
 – Bananeira, NÃO! As raízes da bananeira acumulam muita água no solo ajudando a iniciar o processo de deslizamento
– Mantenha as árvores de grande porte, como mangueiras e abacateiros, sempre podadas a uma altura máxima de 3,5 metros. Quanto mais pesado e maior o tronco da árvore, maior a possibilidade em acumular água e deixar o solo pesado
– Não faça obras de corte e aterro nos períodos de chuva, evitando principalmente os altos cortes em 90 graus
– Não construa próximo ao barranco. Quanto maior a distância, maior a segurança
 – Não jogue lixo pela encosta. O lixo quando molhado, torna-se pesado e arrasta o solo
 – Não deixe a água da pia, tanques ou chuveiros escorrerem pela encosta, porque ajudam a provocar erosão. Canalize essa água até a parte mais baixa do terreno;
– Instale canaletas para o escoamento das águas e as mantenha sempre limpas.